Ao passo que as empresas veem seus faturamentos diminuírem, por conta da crise política e econômica que vivemos hoje no País, aumenta-se a necessidade delas ampliarem a divulgação de seus produtos e serviços.

No entanto, esta situação se reflete nos menores níveis de investimentos destinados às campanhas de marketing, o que dificulta o alcance de suas metas.

Neste contexto, o co-marketing pode ser uma boa alternativa para driblar a crise e ampliar a visibilidade de uma marca no mercado.

O co-marketing é um conceito que já existe há muito tempo, mas que ganhou força com a popularização das mídias sociais, e corresponde ao termo em inglês collaborate marketing ou marketing colaborativo. Trata-se, de uma estratégia que visa a oportunidade de duas empresas com marcas distintas trabalharem em parceria e de maneira compartilhada numa mesma oferta.
Dessa forma, duas empresas que sozinhas não teriam condições de atingir seu público-alvo, passam a trabalhar juntas na mesma campanha dividindo os custos e os resultados de uma oferta em comum.

O co-marketing se dá quando as empresas não são concorrentes diretas, e que no entanto, possuem o mesmo público-alvo. Assim, ambas promovem parte do conteúdo e comercializam juntas os produtos de cada uma.

De uma forma geral, as empresas que optam por ações de co-marketing possuem produtos complementares. Como exemplo, poderia ser desenvolvida uma campanha promocional de uma máquina de lavar juntamente com uma marca de sabão em pó. Os produtos são complementares, mas possuem o mesmo público-alvo.

A estratégia de co-marketing, porém, não se restringe somente ao mercado B2C, sendo também uma boa alternativa para empresas B2B, tal como, por exemplo, empresas de serviços empresariais. Nesse caso, pode-se citar como exemplo uma empresa de software de Folha de Pagamentos que se une a uma consultoria de Recursos Humanos, para realização de uma palestra sobre motivação de equipes destinada à gerentes de RH. Note que nesse caso as duas empresas com serviços diferentes se unem para atrair o mesmo público e gerar leads qualificados num processo de parceria.

No mercado cada vez mais competitivo e com menos oportunidades de negócio, o co-marketing pode ser uma ótima alternativa, principalmente para empresas de pequeno e médio porte que possuam poucos recursos de investimentos em Marketing e Comunicação.

Por Priscila Falchi

 
[frontpage_news widget=”241″ name=”Últimos posts”]

 

[social_share style=”bar” align=”horizontal” heading_align=”inline” text=”” heading=”” facebook=”1″ twitter=”1″ google_plus=”1″ linkedin=”1″ pinterest=”1″ link=”” /]

DEIXE SEU COMENTÁRIO