O Inbound Marketing é um conceito relativamente novo e se pauta na divulgação de uma empresa, produto ou serviço por meio do marketing de conteúdo.

O conceito do inbound marketing ou marketing de entrada é o de criar e compartilhar conteúdos relevantes para um determinado público, para atraí-lo e buscar um engajamento gradativamente, sem que seja oferecido um produto ou serviço diretamente.

A ideia é mostrar a expertise da empresa, conquistar o interesse e fidelizar um novo publico aos poucos.

Na prática, o inbound marketing funciona como um meio de atrair o público certo e gerar tráfego qualificado para o seu site, blog ou perfil nas redes sociais. Além de permitir a geração de uma base de contatos relevantes, com a qual a empresa pode passar a manter uma linha de comunicação e monitoramento.

Com estes contatos qualificados, que podem ser por e-mail, uma empresa pode manter uma comunicação até convertê-los em novos leads. E, com isso, futuramente gerar negócios e transformá-los em clientes.

Como um exemplo de ação de inbound marketing, posso citar um ebook disponibilizado gratuitamente para download na landing page do site, por meio do preenchimento de um formulário de contato.

Dessa forma, o interessado deixa suas informações e recebe o material de seu interesse, e a empresa obtém uma rica e qualificada base de contatos.

A partir daí, pode-se estabelecer uma comunicação periódica com o compartilhamento de novos materiais e conteúdos relevantes.

Estes interessados vão usufruindo dos conteúdos e temas abordados e com certeza se lembrarão da empresa no momento em que precisarem adquirir o seu produto ou serviço relacionado.

A empresa pode estabelecer esse meio de contato com o seu público-alvo até que o relacionamento esteja maduro o suficiente para se entender o momento certo da necessidade da compra. E entaõ, efetuar uma oferta direta.

Com isso, pode-se dizer que o inbound marketing é uma ótima estratégia para adquirir novos leads e ajudar na geração de vendas principalmente para empresas de serviços B2B.

Por Priscila Falchi

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO