Se falarmos sobre a definição da palavra  presença, devemos nos referir a alguém estar presente em algum lugar. Logo o termo presença digital, refere-se à presença de uma empresa, pessoa ou marca no meio digital, ou seja, na internet.

Dessa forma, pode-se dizer que um site, um blog ou mesmo perfis nas redes sociais são pontos de presença digital pois são locais em que o público pode ter contato com a empresa. Sendo assim, não seria exagero  dizer que no mundo cada vez mais conectado, não ter presença digital é quase o mesmo que não existir no mundo físico, uma vez que um site pode corresponder a um endereço pelo qual a empresa pode ser encontrada.

A presença digital se dá por meio de conteúdos digitais relevantes e disponíveis ao público que deseja alcançar.

Para quem abriu uma empresa recentemente e não tem ainda presença digital de sua marca, vale ressaltar alguns pontos que podem ajudar quem deseja iniciar um processo de inclusão digital corporativa.  O processo de presença digital se dá em três formas, sendo:  a owned media (apropriada), earned media (conquistada) e a paid media (mídia paga).

A owned media é a divulgação da empresa com conteúdos próprios que ajudam a alcançar um bom posicionamento nas buscas gratuitas (orgânicas). A earned media tem relação com o boca-a-boca e  sobre o quanto as empresas falam espontaneamente da marca. E a paid media  tem referência aos anúncios pagos.

A presença digital é um fator primordial para determinar os pontos de contato entre a empresa e seu público-alvo, portanto deve ser avaliado seriamente pelas empresas que desejam ampliar sua visibilidade no mercado.

Para isso, é preciso estudar qual a melhor estratégia de atuação. Como ponto inicial é importante, antes de tudo, considerar a criação de um site para a sua empresa.

Por Priscila Falchi – Especialista em Marketing Digital e fundadora da Modernizza

DEIXE SEU COMENTÁRIO