Growth Hacking: O que é funil de conversão e como funciona

Growth Hacking também implementou o funil de conversão que você vai saber mais no artigo de hoje.

Growth Hacking tem se tornando uma estratégia cada vez mais utilizada pelas empresas, isso porque essa ação tem como principal objetivo alavancar o crescimento da empresa, isso é feito através de estratégias inovadoras e bem criativas.

Há uma junção de ideias de todos os membros da equipe e as ideias mais viáveis e que visem o crescimento mais rápido da empresa são colocadas em prática através da experimentação, quando as ideias dão certo eles continuam a ser executadas, quando não saem como o planejado os membros avaliam quais as melhorias possíveis.

Além disso o Growth Hacking utiliza muitas técnicas de marketing como, o SEO, marketing de conteúdo, propagandas offline entre outros recursos.

O que é o funil de conversão?

O funil de conversão é uma metodologia que tem como objetivo trabalhar os diversos estágios para a conversão do potencial cliente. Como o nome já diz “potencial’’ são aquelas pessoas que ainda não efetuaram nenhuma compra em sua empresa, mas já demonstraram algum tipo de interesse, além disso, essas pessoas tem o perfil do seu público alvo. O funil de conversão vai justamente oferecer estratégias para tornar essas pessoas clientes.

Esse conceito começou a ficar mais popular recentemente mas o termo já foi citado há muitos anos, mas a concorrência acirrada que temos atualmente em nosso mercado de vendas, seja ele de que nicho for, fez com que o termo viesse como algo revolucionário para o mercado, e de fato isso aconteceu com diversas empresas que empregaram a técnica.

A estrutura do funil de conversão

Topo do funil – descoberta: Aqui é a hora que o potencial cliente descobre que tem uma necessidade e um problema, a partir disso ele vai procurar empresas que oferecem essa solução e a sua está dentro disso;

Meio do funil – consideração: Nessa etapa o cliente pode estar naquela fase de pensar melhor se vai ou não fechar negócio, está pesquisando outros preços, outras possibilidades, e você deve deixa-lo a vontade nessa hora, mas sempre disponível para responder possíveis dúvidas;

Fundo do funil – decisão: Na hora de decisão você pode ser direto e mostrar para o cliente quais vantagens ele vai ter fechando aquele serviço ou comprando aquele produto da sua empresa.

Essa metodologia de funil não é exclusiva do Growth Hacking ela também é bastante utilizada no marketing!

Como funciona o funil de conversão?

A primeira etapa é gerar atração do lead até a sua página, lá eles vão descobrir novas necessidades e novos problemas nos quais seu negócio está totalmente preparado para solucionar. Depois disso é feita a conversão, seu site tem que estar preparado para oferecer conteúdos que façam o cliente conhecer mais da sua empresa, do seu produto, ou das soluções que você tem oferecido. Após vem a nutrição que visa qualificar os leads que você conquistou nos estágios anteriores, isso faz com que eles não esqueçam a sua empresa e esteja sempre de olho nas novidades. O estágio final são as vendas, que é conseguir levar aos leads a efetuar uma compra! Há também diversas empresas que fazem etapas de pós venda para não somente converter pessoas, mas também fidelizar, é uma estratégia interessante, e também necessária atualmente.

Implementando o funil de conversão

Construa a sua estratégia: É muito importante dentro do funil de conversão entender a jornada do cliente, desde o primeiro contato que eles tiveram com a empresa até a finalização da compra. Quando você passa a entender melhor o comportamento do seu público alvo você pode eleger em qual momento dessa jornada vai ser mais fácil fazer um contato com ele, assim construindo a estratégia de como será a relação da sua empresa com o cliente.

Utilize ferramentas de automoção de marketing: É extremamente necessário utilizar ferramentas de automoção para organizar o fluxo e os processo realizados dentro do seu funil de conversão. Você pode utilizar e-mail marketing, agenda contatos, monitorar ações, etc;

Defina metas de conversão: Por fim nada anda muito bem sem metas, né? Por isso defina a meta que a sua empresa deseja alcançar em todos os estágios do funil, assim você pode avaliar o desempenho em cada um desses estágios.

Se você gostou das nossas dicas de hoje continue em nosso site e conferir outros artigos!

Por Priscila Falchi – Consultoria de Marketing e fundadora da Modernizza Marketing Digital

DEIXE SEU COMENTÁRIO

This post was last modified on 18 de fevereiro de 2021 21:41

Priscila Falchi

Recent Posts

Vendas B2B: Ciclo de vendas o que é e como usá-lo na sua gestão comercial

Potencialize as vendas B2B da sua empresa. Domine o ciclo de vendas para o sucesso da sua empresa e venda…

9 meses ago

Psicólogos: Aumentando sua Visibilidade Online de Forma Ética

Estratégias de Marketing Personalizadas para Psicólogos: Aumentando sua Visibilidade Online de Forma Ética Olá, colega psicólogo! Neste post, vamos explorar…

10 meses ago

Recomendações de Marketing Digital para indústrias

Alanque  a sua indústria com recomendações de Marketing Digital para Indústrias e obtenha Maior Visibilidade no Mercado Olá, empresário! Hoje…

10 meses ago

Marketing Digital para profissionais liberais:  5 recomendaçõe práticas

cinco dicas práticas para ajudar estes profissionais a aumentarem as suas vendas com marketing digital.

10 meses ago

Website profissional vale a pena para meu novo negócio?

Ter um website profissional vale a pena? Você já deve ter ouvido por aí alguns gurus do marketing digital dizendo…

1 ano ago

Marketing digital para contadores: 10 dicas para divulgar sua empresa contábil na web sem ferir o código de ética da categoria

Marketing digital para contadores: 10 dicas para divulgar sua empresa contábil na web sem ferir o código de ética da…

3 anos ago