Mídias sociais

Como ter um site profissional

Uma das melhores formas de comunicar uma empresa ao mercado é criar o website corporativo. E isso vale tanto para as pequenas empresas quanto para as grandes corporações.

O site, porém, deve ser mais do que um simples “cartão de visitas” online, devendo atender ao propósito de gerar leads, ou seja, atrair contatos qualificados que tenham interesse em comprar os seus produtos e serviços.

O que notamos, no entanto, é que a maioria das empresas que nos procura aqui na Modernizza para desenvolver os seus websites, está interessada apenas em desenvolver um site bonito e moderno, acreditando só que isso seja o suficiente para atingir os seus objetivos.

Claro que beleza e modernidade é algo muito importante, porém, o design atraente é só uma parte do que é necessário para ter um site que gere resultados efetivos.

O primeiro passo para a construção de um site profissional é entender o perfil do seu público-alvo, para que se possa criar páginas que contenham uma forma de comunicação alinhada às suas características específicas.

Evite seguir apenas as suas preferências pessoais. Pense que o site deve ser construído para atrair um público específico, portanto, seja imparcial e use de empatia para perceber o que o seu público deseja ver.

Outro ponto importante é entender as necessidades desse público, para criar um conteúdo que gere interesse e prenda a atenção dos visitantes. Nesse quesito a pesquisa de mercado é importante, assim como, pesquisar o comportamento do consumidor e a concorrência.

Após essas definições, existem também algumas características que são importantes e devem ser contempladas em qualquer site profissional.

Dicas para elaborar um bom site profissional:

 

Coloque as informações mais importantes na página inicial

Tenha na home do site os tópicos mais importantes e coloque links para as páginas internas que falam mais sobre cada assunto.

Tenha uma página de produtos ou serviços

Parece óbvia a importância de ter uma página para destacar os produtos e serviços, no entanto, vemos muitos sites empresariais que não possuem de forma clara o seu portfólio e o que é ofertado. O usuário que entra no site pela primeira vez precisa encontrar facilmente o que a empresa oferece, o que faz e qual o seu negócio de atuação.

Tenha um blog ou página de notícias

Crie uma página de notícias ou um blog dentro do site, no qual possa publicar conteúdos relevantes para o seu público, e disponibilize um formulário para que o visitante deixe o seu contato para receber suas novidades e posts.

Evite colocar músicas, vinhetas sonoras e pop-ups

Embora já esteja em desuso pela maioria das empresas, muitas ainda utilizam em seus sites sons de entrada ou pop-ups. Essas práticas são vistas de maneira negativa pela maioria dos internautas, portanto, você deve evitá-las.

Tenha botões de CTA (call to action)

Crie botões de chamada para a ação. Dessa forma, em qualquer parte do site, o leitor terá a oportunidade de acessar a sua página de contato ou a página específica que você deseja que ele acesse, de forma fácil e prática.

Insira formulários de contato

Tenha um ou mais formulários nos quais a pessoa que navega no seu site possa preencher para solicitar mais informações sobre o seu negócio, pedir orçamento ou deixar o seu contato para receber mais informações.

Crie botões para as redes sociais

Insira no site botões de compartilhamento para que os leitores do seu site possam compartilhar os seus conteúdos nas redes sociais. Isso ajuda na divulgação da sua empresa e aproxima o público-alvo.

Tenha um site rápido

Tenha um site de rápido carregamento. A maioria dos internautas abandonam os sites que demoram para abrir. Dessa forma, invista não somente num webdesigner competente para elaborar um site rápido, como também num bom plano de hospedagem junto ao seu provedor. Muitas vezes os planos ruins de hospedagem são a principal razão pela lentidão de muitos sites.

Gere conteúdos próprios e relevantes

A geração de conteúdos próprios e relevantes faz com que o seu público se interesse e crie um engajamento com a sua empresa, além de ser  um dos fatores que levam a um bom posicionamento do site junto aos resultados dos sites de buscas, como o Google, por exemplo. Portanto, mantenha o seu site sempre atualizado e com conteúdos próprios e inéditos.

Evite construtores de sites prontos

Muitas empresas oferecem mecanismos para que você mesmo crie o seu site, porém essas ferramentas não são preparadas para criar sites que sejam indexados junto aos sites de buscas, além de não oferecerem recursos para a plena personalização. Para que o seu site seja lembrado é preciso oferecer algo único e diferente dos sites concorrentes.
Um site profissional é feito sob medida para cada empresa.

Desenvolva um site responsivo

Faça um site responsivo que são aqueles que possuem uma configuração de layout adaptável para diversos tamanhos de telas.
O site responsivo se adapta à resolução de tela do usuário, permitindo a fácil navegação por smartphones, tablets, desktops ou notebooks. Para saber mais sobre sites responsivos leia também o post Razões para ter um site responsivo.

Conclusão

Como vimos, um site profissional vai além do que um design bonito. É preciso tomar certos cuidados e aplicar técnicas para apresentar algo profissional, personalizado e que atraia clientes potenciais para a sua empresa.

Deseja mais informações? Deixe o seu comentário!

Por Priscila Falchi – Especialista em Marketing Digital e fundadora da Modernizza

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Priscila Falchi

Recent Posts

Vendas B2B: Ciclo de vendas o que é e como usá-lo na sua gestão comercial

Potencialize as vendas B2B da sua empresa. Domine o ciclo de vendas para o sucesso da sua empresa e venda…

9 meses ago

Psicólogos: Aumentando sua Visibilidade Online de Forma Ética

Estratégias de Marketing Personalizadas para Psicólogos: Aumentando sua Visibilidade Online de Forma Ética Olá, colega psicólogo! Neste post, vamos explorar…

9 meses ago

Recomendações de Marketing Digital para indústrias

Alanque  a sua indústria com recomendações de Marketing Digital para Indústrias e obtenha Maior Visibilidade no Mercado Olá, empresário! Hoje…

9 meses ago

Marketing Digital para profissionais liberais:  5 recomendaçõe práticas

cinco dicas práticas para ajudar estes profissionais a aumentarem as suas vendas com marketing digital.

9 meses ago

Website profissional vale a pena para meu novo negócio?

Ter um website profissional vale a pena? Você já deve ter ouvido por aí alguns gurus do marketing digital dizendo…

1 ano ago

Marketing digital para contadores: 10 dicas para divulgar sua empresa contábil na web sem ferir o código de ética da categoria

Marketing digital para contadores: 10 dicas para divulgar sua empresa contábil na web sem ferir o código de ética da…

3 anos ago