Marketing para contabilidade

Marketing Digital para profissionais liberais:  5 dicas práticas

Vender mais é a preocupação da maioria das empresas com fins lucrativos, ainda mais no atual momento de crise que vivemos em nosso País. No entanto, aumentar as vendas é uma tarefa nada fácil, principalmente para os profissionais liberais que focam a maior parte do tempo na operação do seu negócio e acabam se dedicando pouco às vendas.

Preparei cinco dicas práticas para ajudar estes profissionais a aumentarem as suas vendas com marketing digital.

Sabemos que os consumidores compram cada vez menos, fazendo com que os empresários sofram com a dificuldade em vender seus produtos e serviços.

Para uma empresa que atua na venda de produtos físicos, muitas vezes uma oferta de redução de preços com uma boa campanha de divulgação pode trazer ótimos resultados.

No entanto, para os profissionais liberais prestadores de serviços que vendem algo intangível, o preço não é o melhor argumento para gerar novos clientes.

A percepção de valor que o cliente tem em relação um serviço, está diretamente ligada à imagem que ele tem do profissional prestador.

Dessa forma, o cliente enxerga o benefício e a qualidade do serviço de acordo com o nível de confiança e respeito que ele tem pelo profissional.

Por exemplo, se uma mulher deseja ter um tratamento estético para ficar mais bonita, não irá contratar uma esteticista por ser a mais barata, e sim, a que lhe transmitir a melhor imagem profissional dentro do melhor custo benefício ou procurará a que foi indicada por suas amigas.

O mesmo ocorre com os profissionais liberais que prestam serviços nas mais diversas áreas de atuação, tais como, corretores de imóveis, psicólogos, médicos, dentistas, advogados, coaches, contadores, engenheiros, palestrantes, vendedores, consultores, personal trainers, professores, entre tantos outros.

A imagem pessoal, a reputação, o conhecimento no assunto e as recomendações, são alguns dos diversos fatores que ajudam o prestador de serviços a conquistar visibilidade no mercado e consequentemente mais clientes.

E são fatores facilmente conquistados por meio da internet com a ajuda do marketing digital.

A conquista de uma boa imagem no mercado vem naturalmente ao longo do tempo, conforme vai ganhando experiência e uma sólida carteira de clientes, porém para os que ainda não conseguiram alavancar os seus negócios e desejam atingir maior visibilidade de forma mais rápida, o marketing digital é uma poderosa ferramenta para auxiliá-los nessa jornada.

Confira as dicas de marketing digital para os profissionais liberais

Dentro do marketing digital existe uma infinidade de ações estratégicas, táticas e operacionais que ajudam a ampliar a visibilidade, as vendas e o relacionamento com o público-alvo por meio da internet, mas separei neste post apenas 5 dicas valiosas que irão ajudar os profissionais liberais a conquistarem novos clientes:

Dica 1:  estabeleça um diferencial competitivo

Procure entender profundamente as necessidades, anseios, preocupações e objeções dos seus clientes.

Encontre no seu serviço algo que o cliente considere importante no momento da escolha por um profissional, por exemplo, o que ele leva em consideração: conforto, rapidez, segurança, atendimento, etc. E, a partir disso, construa a sua oferta direcionada.

Entenda também quais as principais objeções que impedem os clientes de contratar a sua empresa atualmente, seja preço, qualidade ou outro ponto que você identificar.

Para isso, pesquise os seus atuais clientes, converse com eles e use de empatia. Além disso, pesquise os sites dos seus concorrentes, entenda qual a sua presença nas redes sociais e como eles atuam no mercado.

Depois disso, complemente a sua argumentação de vendas e ofereça algo melhor.

Ainda que o seu serviço seja igual ao do concorrente, o fato de você apresentar-se de uma maneira mais alinhada às necessidades do seu público-alvo, já trará um diferencial competitivo.

Considere nesse momento desenvolver um website ou caso já tenha um, busque atualizá-lo ao máximo.

Crie também perfis nas redes sociais e utilize sua lista de e-mails para apresentar o diferencial competitivo que você identificou.

Dica 2:  seja um especialista

Busque expertise e domínio sobre o principal assunto do seu segmento de atuação e apresente-se como um especialista.

Estude constantemente, saiba quais são as últimas tendências e novidades sobre o seu mercado e mostre essas novidades para o seu público-alvo sempre antes dos seus concorrentes.

Prepare-se para estar sempre à frente da concorrência e com isso, aos poucos, vá construindo uma reputação e autoridade como especialista.

Você pode divulgar isso tudo por meio da geração de conteúdo, como por exemplo, ebooks e vídeos e disponibilizá-los nas redes sociais. Com isso, você passará a ganhar respeito e confiança do mercado do seu público.

Pense também em criar um blog no seu site no qual você possa inserir um campo de cadastro dos leitores para receberem posteriormente suas newsletters. Com isso, você pode construir uma lista de contatos.

Dica 3:  gere relacionamento online

Use a internet para gerar relacionamento com as pessoas, utilize as redes sociais, disponibilize conteúdos gratuitos e ensine as pessoas sobre o seu negócio.

Ao invés de oferecer o seu serviço diretamente, procure apenas falar sobre o seu ramo de atuação. Conquiste seguidores nas redes sociais, interaja com eles, seja por e-mail ou por postagens.

Ajude as pessoas para que com o tempo, elas passem a enxergar você como referência no assunto e com certeza passem procura-lo quando quiserem contratar algum serviço.

Por exemplo, se você é um médico dermatologista, procure criar grupos e páginas nas redes sociais para compartilhar informações relevantes acerca do seu negócio, tais como, dicas de cuidados com a pele, dicas de saúde ou dicas de como evitar doenças da pele.

Ao ajudar as pessoas você estabelece um vínculo de confiança com elas e cria um engajamento.

Se os conteúdos forem de fato relevantes e genuinamente ajudarem as pessoas, elas vão passar a seguir você nas redes sociais e passarão a conhecerem o seu trabalho.

Dica 4:  seja facilmente encontrado no Google

Os sites de buscas, como o Google, ainda são um ótimo meio para que você seja encontrado pelos seus clientes na internet.

Dessa forma, o seu nome precisa aparecer na primeira página dos resultados das buscas seja na parte de anúncios pagos, os chamados Adwords, ou na busca gratuita, chamada orgânica.

Quando falamos de busca orgânica, muitos são os fatores que levam um site a aparecer na primeira página do Google, sendo que muitos deles fogem ao nosso controle. No entanto, existem algumas técnicas que ajudam um site a ficar bem posicionado.

Essas técnicas são chamadas de SEO (Search Engine Optimization) e consistem em aplicar recursos ao site que facilitam o entendimento do Google sobre a relevância, autoridade e performance do site em relação à palavra-chave pesquisada.

Essas técnicas já são amplamente conhecidas, cuja a aplicação e mandatória para quem quer ter um site bem posicionado.

Se você tem um site, analise se ele cumpre os requisitos recomendados pelo Google para obter um bom posicionamento. Para isso, você pode usar ferramentas como o Google Analytcs, Semrush, entre outros.

Outro ponto importante a ser avaliado é a comunicação do seu site, verificando se o contexto e o uso das palavras-chaves com as quais você quer ser encontrado correspondem ao conteúdo das páginas. Sendo que por conteúdo entende-se como sendo os todos textos, imagens e mídias publicadas.

Dica 5:  fortaleça sua presença online

A presença online é fundamental para gerar credibilidade, autoridade e potencializar oportunidades.

Manter uma boa presença online requer, tempo, dedicação, paciência, investimento e principalmente foco.

Esteja atento a todas as suas interações com o seu público na internet, mantenha sempre uma boa postura e uma boa comunicação. Mantenha seus perfis nas redes sociais, seu blog e site constantemente atualizados.

Responda prontamente todos os contatos que receber por meio das mídias digitais.

E por fim, gere e compartilhe conteúdos relevantes, interessantes e atrativos. Sempre!

Espero que estas dicas ajudem a você profissional liberal a alavancar os seus negócios e esteja à vontade para enviar suas dúvidas. Ficaremos satisfeitos em poder ajudar.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Priscila Falchi

Recent Posts

Vendas B2B: Ciclo de vendas o que é e como usá-lo na sua gestão comercial

Potencialize as vendas B2B da sua empresa. Domine o ciclo de vendas para o sucesso da sua empresa e venda…

1 ano ago

Psicólogos: Aumentando sua Visibilidade Online de Forma Ética

Estratégias de Marketing Personalizadas para Psicólogos: Aumentando sua Visibilidade Online de Forma Ética Olá, colega psicólogo! Neste post, vamos explorar…

1 ano ago

Recomendações de Marketing Digital para indústrias

Alanque  a sua indústria com recomendações de Marketing Digital para Indústrias e obtenha Maior Visibilidade no Mercado Olá, empresário! Hoje…

1 ano ago

Marketing Digital para profissionais liberais:  5 recomendaçõe práticas

cinco dicas práticas para ajudar estes profissionais a aumentarem as suas vendas com marketing digital.

1 ano ago

Website profissional vale a pena para meu novo negócio?

Ter um website profissional vale a pena? Você já deve ter ouvido por aí alguns gurus do marketing digital dizendo…

2 anos ago

Marketing digital para contadores: 10 dicas para divulgar sua empresa contábil na web sem ferir o código de ética da categoria

Marketing digital para contadores: 10 dicas para divulgar sua empresa contábil na web sem ferir o código de ética da…

4 anos ago