Marketing Digital B2B: Como prospectar clientes pela internet

Nos últimos anos, o mercado B2B online vem crescendo muito. E, se por um lado isso é uma boa notícia, pois significa que você tem mais chances de vender online.

Por outro lado, a má notícia, é que a cada dia que passa a concorrência também aumenta. O que quer dizer que, aquela ideia de que basta ter um site online e presença online nas redes sociais, já não é o suficiente! Aliás, é o básico e quase que uma obrigação que toda a empresa deve cumprir,  mas insuficiente como diferencial.

Hoje, muitas empresas têm optado por prospectar clientes pela internet, mesmo no mercado B2B.

E isso é algo muito bom! Pois pode te ajudar a otimizar seu tempo, além de economizar dinheiro.

Já que, como você deve saber, muitas estratégias do marketing digital custam muito pouco ou podem ser utilizadas de forma gratuita.

Mas se você ainda não sabe, ao certo, como começar, não se preocupe! Pois é exatamente isso que você vai descobrir neste artigo.

7 dicas para prospectar clientes pela internet

Abaixo, você vai descobrir 7 dicas essenciais na hora de prospectar clientes pela internet. Confira!

1 – Conheça o perfil do seu prospect

O primeiro passo para prospectar clientes pela internet é conhecer, muito bem, o perfil do seu prospect.

Isso te ajuda a não perder seu tempo e seus recursos financeiros, com pessoas, que não estão, de fato, interessadas em seu produto ou serviço.

Entender qual a necessidade dessas pessoas e como você pode ajudá-las é o primeiro passo.

Por isso, antes de entrar em contato com essas pessoas, faça o dever de casa! E, seja por meio de pesquisas ou da análise do mercado, saiba exatamente quem precisa do que você tem a oferecer.

2 – Identifique seus clientes em potencial

Se você está começando agora a prospectar clientes pela internet, uma boa maneira de ter os primeiros resultados é identificar alguns clientes em potencial.

Com a própria internet, você pode fazer isso. Pesquisando nos buscadores, usando as mídias sociais, associações comerciais ou até mesmo catálogos especializados no seu nicho.

Isso já te dará o suficiente para começar a entrar em contato com alguns potenciais clientes e fazer as primeiras vendas.

No entanto, como você pode perceber, quando você faz a prospecção dessa forma, você fica dependente de sempre ter uma lista de possíveis clientes atualizada. O que pode dar trabalho! Para que isso não aconteça com você, confira a dica abaixo!

3 – Use o inbound marketing

A terceira dica de como prospectar clientes na internet no mercado B2B, é utilizar o inbound marketing. A ideia aqui é, em vez de você ir até o cliente em potencial, é permitir que ele chegue até você.

Isso pode ser feito através da criação de um blog e publicação regular de conteúdo de interesse dos seus prospects. Esse processo pode ser potencializado um a automação de marketing para captação e envio de e-mails disparados automaticamente, de acordo com a sua regra de negócio e configuração.

Além disso, você também pode usar as redes sociais, como o Linkedin, Facebook, Instagram etc. Ou ainda, fóruns online no seu nicho.

Aqui, antes de oferecer seu produto, você faz com que seus clientes em potencial se interessem pela sua empresa ou marca.

Dessa forma, quando você finalmente entrar em contato com uma proposta, as chances de fechar negócio são muito maiores. Principalmente, porque essas pessoas já conhecem a sua empresa e, portanto, as objeções são muito menores.

4 – Conheça a vantagem competitiva da sua marca

A próxima dica de como prospectar clientes pela internet é conhecer, muito bem, a vantagem competitiva da sua marca.

Como eu disse acima, a concorrência é um dos principais desafios enfrentados por quem trabalha com o mercado B2B.

Sendo assim, para se destacar no meio da multidão, é essencial saber o que você tem de especial. E entender e saber explicar o principal motivo pelo qual o cliente deveria escolher você e não os seus concorrentes.

No mercado digital, o cliente está cada vez mais informado. O que quer dizer que, você vai precisar estar pronto para sanar todas as dúvidas e, ainda assim, se estabelecer como a melhor opção para ele naquele momento.

5 – A primeira impressão é a que fica!

Você provavelmente já ouviu essa frase, certo? Embora, com o tempo, você possa mudar a impressão do seu cliente em potencial. O primeiro contato da sua empresa com o seu cliente em potencial é o mais importante!

Por isso, independente da forma pela qual você decida fazer isso, seja por meio do e-mail, do chat no seu site, ou mesmo de uma ligação telefônica. O ideal, nesse momento, é passar o máximo de profissionalismo possível e estar pronto para atender essa pessoa da melhor forma possível.

Quando você encanta o cliente em potencial desde o primeiro contato, as chances de venda são muito maiores!

6 – Tenha paciência

Aqui vai um detalhe muito importante! É bem pouco provável que depois de uma conversa por telefone ou um e-mail, o cliente esteja pronto para realizar a compra.

Principalmente porque uma decisão de compra no mercado B2B é bastante complexa e envolve vários fatores, como recursos financeiros disponíveis, custo-benefício e até mesmo a análise de outras empresas concorrentes.

Por isso, o mais importante, é ter paciência e, se o cliente se mostrar interessado, mas ainda não estiver 100% seguro da compra, você deve continuar dialogando educando esse cliente em potencial.

7 – Trabalhe o pós-venda

Depois da primeira venda, o cliente já conhece seu produto ou serviço. E, se ele estiver satisfeito, a tendência é de que ele continue comprando com você por muito tempo.

Por isso, mesmo depois da venda fechada, procure sempre se manter por perto. Seja oferecendo conteúdo educativo sobre o seu produto, sobre o mercado e ajuda, se necessário.

Quando você faz isso, mais do que conquistar novos clientes, você conquista parceiros de longo prazo. O que faz toda a diferença no crescimento do seu negócio!

Precisa de ajuda para começar a prospectar clientes pela internet?

Como você viu é possível sim prospectar clientes  no mercado B2B pela internet. E essa pode ser uma excelente forma de alavancar o seu negócio.

Mas é preciso tomar cuidado! Pois investir nas ferramentas ou estratégias erradas pode custar dinheiro e tempo!

Para que isso não aconteça com você, você pode contar com os serviços de consultoria Modernizza. Somos especializados em ajudar pequenas empresas a implementar ações e estratégias de marketing digital, permitindo que você maximize, rapidamente os seus resultados!

Por Priscila Falchi – Consultoria de Marketing Digital e fundadora da Modernizza Marketing

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Priscila Falchi

Recent Posts

Vendas B2B: Ciclo de vendas o que é e como usá-lo na sua gestão comercial

Potencialize as vendas B2B da sua empresa. Domine o ciclo de vendas para o sucesso da sua empresa e venda…

8 meses ago

Psicólogos: Aumentando sua Visibilidade Online de Forma Ética

Estratégias de Marketing Personalizadas para Psicólogos: Aumentando sua Visibilidade Online de Forma Ética Olá, colega psicólogo! Neste post, vamos explorar…

9 meses ago

Recomendações de Marketing Digital para indústrias

Alanque  a sua indústria com recomendações de Marketing Digital para Indústrias e obtenha Maior Visibilidade no Mercado Olá, empresário! Hoje…

9 meses ago

Marketing Digital para profissionais liberais:  5 recomendaçõe práticas

cinco dicas práticas para ajudar estes profissionais a aumentarem as suas vendas com marketing digital.

9 meses ago

Website profissional vale a pena para meu novo negócio?

Ter um website profissional vale a pena? Você já deve ter ouvido por aí alguns gurus do marketing digital dizendo…

12 meses ago

Marketing digital para contadores: 10 dicas para divulgar sua empresa contábil na web sem ferir o código de ética da categoria

Marketing digital para contadores: 10 dicas para divulgar sua empresa contábil na web sem ferir o código de ética da…

3 anos ago