marketing b2b b2c

Marketing Digital B2B X B2C: diferenças de estratégias entre ambas

Posted on Posted in Marketing Digital B2B
19:32
Modernizza Marketing Digital

Você sabia que existem diferenças muito importantes entre o marketing digital B2B e B2C?

Como você já deve saber, utilizar o marketing digital, atualmente, é indispensável. E isso engloba qualquer modelo ou tamanho de negócio.

Hoje, qualquer empresa que queira crescer e se destacar no mercado, precisa começar a usar as estratégias de marketing digital, o mais rápido possível!

No entanto, muitos empreendedores ainda têm dúvidas sobre o assunto. E o nosso objetivo, aqui no blog da Modernizza é, justamente, te ajudar a descobrir o que é melhor para você e como alcançar os resultados que você deseja.

E foi, exatamente, para te ajudar com isso que escrevi o artigo de hoje!

Portanto, se você tem um negócio B2B ou B2C e ainda não sabe direito como usar o marketing digital a seu favor, não se preocupe! Pois é isso que você vai descobrir abaixo.

O que é B2B e B2C?

Antes disso, vou te explicar o que significam os termos B2B e B2C. Porque, embora isso faça parte da rotina de todo empreendedor, muita gente ainda não está familiarizada com os termos.

B2B, vem do Inglês, e significa Business to Business. Na prática, ele corresponde aos tipos de empresa que vendem para outras empresas.

Já B2C significa Business to Consumer. E corresponde àqueles tipos de empresas que vendem diretamente para o consumidor final.

 Diferenças entre o processo de compra B2B e B2C

Como você pode perceber, a diferença entre os dois tipos de empresa está em quem vai comprar o produto. E é, justamente, esse o fator que vai guiar a diferença em como as estratégias serão utilizadas.

Nesses casos, quem compra os produtos têm objetivos diferentes e é levado à compra por razões diferentes.

Uma empresa, ao comprar um produto fará uma análise racional e detalhada. E levará em consideração, sobretudo, fatores como o custo-benefício.

Isso porque a finalidade da compra daquele produto é a revenda ou para fins de uso corporativo. Assim, o produto comprado precisa ter qualidade, mas também precisa compensar do ponto de vista financeiro.

Já quando vendemos para o consumidor final, a razão não é tão importante assim. Embora, o consumidor possa fazer uma análise racional da compra, ele será levado pela emoção e pelo desejo.

Pois ele está interessado em que benefícios aquele produto trará para a sua vida. A compra, nesse caso, é muito mais impulsiva do que no caso do mercado B2B.

Marketing digital B2B x B2C

As estratégias do marketing digital são as mesmas disponíveis para qualquer empresa. No entanto, a maneira como devemos utilizá-las, dependendo de quem vai comprar, são diferentes.

Confira, abaixo, algumas diferenças fundamentais do marketing digital B2B x B2C:

Alguns pontos a serem destacados

  • Marketing B2B: nesse caso, como o processo de compra é feito de forma mais racional, o ideal é utilizar dados estatísticos e destacar o custo-benefício do produto vendido.
  • Marketing B2C: já nesse caso, o importante a ser destacado é como os benefícios oferecidos vão afetar ou modificar a vida do cliente em potencial. Nesse mercado, é muito comum utilizar os depoimentos de clientes anteriores na hora de convencer o leitor. Justamente, para destacar essa mudança oferecida pelo produto. O que não é um fator tão importante para o marketing B2B.

Linguagem

A linguagem para o consumidor do mercado B2B e B2C também é diferente. Veja abaixo como isso funciona.

  • Marketing B2B: aqui o tom usado é mais formal, já que se trata do mercado corporativo.
  • Marketing B2C: o tom usado na comunicação com o consumidor final deve ser informal. A linguagem deve ser expressiva e emocional. E devem ser utilizados gatilhos mentais e outras estratégias que despertem o desejo e a emoção do cliente em potencial.

Canais de comunicação

Em relação aos canais de comunicação, como as mídias sociais, anúncios nos sites de buscas (links patrocinados), blog ou site, todos podem ser usados por ambos. Desde que as diferenças fundamentais, citadas acima, sejam levadas em consideração.

Criar um site, por exemplo, é importante em ambos os casos. Já que passa seriedade, profissionalismo e credibilidade ao consumidor.

O marketing de conteúdo, por exemplo, pode ser utilizado e trazer bons resultados para ambos. Desde que na hora de definir a pauta de conteúdo e de escrever os artigos no blog, a persona seja o foco principal.

Quanto às redes sociais e a presença online, no marketing B2C é importante usar aquelas que são mais usadas pelo público geral, como o Facebook, Instagram e Youtube.

Já para o mercado B2B, apesar dessas também poderem ser usadas, com estratégia diferenciada. O mais importante é usar redes como o Linkedin, que é voltado, especificamente, para negócios.

Entender as diferenças entre o marketing B2B e B2C é fundamental!

Como eu disse acima, as estratégias de marketing digital são as mesmas para qualquer empresa. No entanto, o que faz a diferença é a maneira como você as usa.

Essa é uma das principais razões pelas quais muitas empresas que oferecem algo parecido conseguem resultados completamente diferentes no marketing digital.

Se você quiser continuar aprendendo mais sobre como alcançar os resultados que você deseja para o seu negócio, continue no nosso blog e veja outros temas relacionados. Assim, você fica por dentro de tudo que acontece no mundo do marketing digital.

E se tiver alguma dúvida, ou se precisa de assessoria para implementar o marketing digital no seu negócio, entre em contato.

Por Priscila Falchi consultora de marketing digital e fundadora da Modernizza Marketing

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *