Marketing Digital B2B: Como a empresa pode vender para outras empresas por meio da internet?

Nas últimas décadas, a internet e o avanço da tecnologia trouxeram muitas mudanças importantes à nossa vida e à nossa rotina diária.

Mas não foi só isso! O processo de compra e o comportamento do consumidor mudou muito.

Por isso, hoje, se adaptar a essas mudanças é essencial para as empresas do mercado B2B.

E foi, justamente, para te ajudar com isso que este artigo foi escrito! Abaixo, você vai entender um pouco melhor essas mudanças. E, mais do que isso, vai descobrir se é possível vender para outras empresas online. Vamos lá?

Vendas B2B: Do marketing tradicional ao marketing digital

Se há alguns anos atrás quando queríamos comprar um produto, bastava ir a uma ou algumas lojas. E, depois de considerar algumas opções, simplesmente escolher e voltar para casa com o produto em mãos. Hoje não é bem assim!

É muito mais provável que ao comprar qualquer produto, antes de ir a uma loja, você pesquise no Google, quais são as melhores opções para você, certo?

Geralmente, hoje, quando vamos a uma loja, já temos uma boa ideia do que vamos comprar.

Isso quando a compra, em si, não é realizada online, com apenas alguns cliques. Aí, então, basta esperar pelo produto chegar na sua casa, com toda comodidade, conforto e praticidade.

Apesar de o exemplo dado estar relacionado ao consumidor final, no mercado B2B, a história não é muito diferente.

A cada dia que passa o consumidor B2B também está mais interessado em otimizar seu tempo. Através da pesquisa de potenciais vendedores online.

Na prática, isso evita o trabalho de ter que ligar ou até mesmo visitar esses potenciais parceiros. Já que, com a internet, isso pode ser feito da própria casa, diminuindo gastos financeiros e economizando também o seu tempo.

E a prova disso é que grandes empresas, como a Nike, a General Electric, a Apple, a General Motors, a Microsoft, a Dell, a Johnson & Johnson e tantas outras que conhecemos estão online.

Não apenas vendendo seus produtos no mercado B2C, para os consumidores finais, mas também para outras empresas, no mercado B2B.

Sendo assim, a resposta para a pergunta do título deste artigo: “É possível empresas venderem para outras empresas por meio da internet?” É sim, é possível sim!

Na verdade, mais do que isso, a cada dia que passa, isso se torna mais necessário para que a sua empresa permaneça no mercado ao longo dos anos.

Infelizmente, com a crise econômica, algumas empresas têm tido muita dificuldade em encontrar clientes. E a internet pode ser uma grande aliada para esse fim. Independente do tipo de negócio, do tamanho do seu negócio ou mesmo do mercado com o qual você trabalhe.

Principais vantagens do marketing digital B2B

Para que você entenda melhor a importância da presença online da sua empresa no mercado, abaixo, vou te explicar melhor sobre algumas das principais vantagens do marketing digital B2B. Confira:

1 – Visibilidade

A primeira grande vantagem de se adotar o marketing digital para as empresas B2B é a possibilidade de ser visto pelo mundo todo.

Quando temos um negócio físico, infelizmente, a tendência é que nossos consumidores estejam limitados à região do negócio.

No entanto, ao usar as estratégias de marketing digital, você aumenta a visibilidade do seu negócio. Pois você passa a ser visto por um número muito maior de empresas, que não engloba apenas a região do seu negócio, mas o Brasil e até mesmo o mundo todo.

Por isso, para quem trabalha com serviços, ou mesmo para quem quer expandir os negócios. Essa é uma excelente forma de alcançar mais clientes em potencial.

No entanto, dependendo do tipo de produto que você ofereça, talvez não seja uma vantagem oferecer produtos para outros estados. Isso vai depender do seu planejamento e dos seus objetivos.

Mesmo assim, com as estratégias corretas, você também pode aumentar a visibilidade do seu negócio na sua cidade ou estado.

2 – Possibilidade de se tornar referência no mercado

Quando utilizamos algumas estratégias de marketing digital, como o marketing de conteúdo, por exemplo, passamos a contar com a possibilidade de nos tornarmos uma referência no mercado.

É claro que você não precisa da internet para isso, é possível conquistar esses resultados, sem ela.

No entanto, com o marketing de conteúdo, isso se torna muito mais fácil, já que você passa a dividir seus conhecimentos com o cliente em potencial. De uma forma que é acessível para qualquer pessoa ou empresa.

Assim, você tem a possibilidade de mostrar o que você oferece, como você pode ajudá-lo e se destacar dos seus concorrentes.

3 – Vender mais

A consequência, óbvia dessas duas vantagens acima, é a de que você tem muito mais chances de vender mais. O que, sem dúvidas, é o objetivo principal de qualquer negócio.

E, como você já sabe, essa é a receita para que você continue expandindo seu negócio e para que ele sobreviva no mercado, mesmo com a crise!

Marketing digital B2B é uma das chaves para o sucesso!

Como você viu acima, hoje, utilizar o marketing digital no mercado B2B é uma das chaves do sucesso.

Pois isso te ajuda a ganhar visibilidade, a se tornar uma referência e a vender mais.

O que te permite ir muito mais longe!

Mas se você ainda não sabe ao certo por onde começar, não se preocupe! Pois o nosso principal objetivo é te ajudar nessa jornada.

Por isso, se precisar, saiba que você pode contar com os nossos serviços de consultoria de marketing digital B2B. Isso vai te ajudar a alcançar os resultados desejados muito mais rapidamente.

Por Priscila Falchi – Consultora de Marketing Digital e fundadora da Modernizza Marketing

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Priscila Falchi

Recent Posts

Vendas B2B: Ciclo de vendas o que é e como usá-lo na sua gestão comercial

Potencialize as vendas B2B da sua empresa. Domine o ciclo de vendas para o sucesso da sua empresa e venda…

8 meses ago

Psicólogos: Aumentando sua Visibilidade Online de Forma Ética

Estratégias de Marketing Personalizadas para Psicólogos: Aumentando sua Visibilidade Online de Forma Ética Olá, colega psicólogo! Neste post, vamos explorar…

9 meses ago

Recomendações de Marketing Digital para indústrias

Alanque  a sua indústria com recomendações de Marketing Digital para Indústrias e obtenha Maior Visibilidade no Mercado Olá, empresário! Hoje…

9 meses ago

Marketing Digital para profissionais liberais:  5 recomendaçõe práticas

cinco dicas práticas para ajudar estes profissionais a aumentarem as suas vendas com marketing digital.

9 meses ago

Website profissional vale a pena para meu novo negócio?

Ter um website profissional vale a pena? Você já deve ter ouvido por aí alguns gurus do marketing digital dizendo…

1 ano ago

Marketing digital para contadores: 10 dicas para divulgar sua empresa contábil na web sem ferir o código de ética da categoria

Marketing digital para contadores: 10 dicas para divulgar sua empresa contábil na web sem ferir o código de ética da…

3 anos ago