startup marketing digital

5 dicas de marketing digital para startups

Posted on Posted in Marketing Digital
16:35
Modernizza Marketing Digital

Se você tem uma startup e está prestes a finalizar um novo produto, já deve estar pensando em como fazer para lançá-lo no mercado.

As questões de marketing são o ponto de partida para definir o sucesso ou fracasso de sua empresa.

Nos dias de hoje em que vivemos na era digital, o lançamento de um novo produto, por mais inovador que seja, pode se perder em meio a tantas ofertas que despontam diariamente na internet.

Considerando que poucas empresas possuem altas verbas de investimento em marketing para trabalhar na divulgação em massa, o marketing digital passa a ser a estratégia mais acertada para a promoção de uma oferta de forma segmentada.

As vantagens do marketing digital, além de investimentos mais acessíveis e facilidade de segmentação, se resumem na mensuração correta de abrangência de mercado e análise precisa de ROI – retorno sobre o investimento.

Com base nisso, seguem 5 dicas infalíveis de marketing digital para startups:

1 – Conheça muito bem o seu público-alvo

A segmentação de mercado é a melhor forma de direcionar o seu produto para quem realmente pode vir a se interessar por ele. Por isso, é essencial conhecer muito bem seu cliente potencial e escolher o nicho de atuação mais rentável para o seu negócio.

Pesquise profundamente o mercado para identificar quais suas características, necessidades e anseios, dessa forma, terá informações suficientes para traçar o perfil do seu cliente ideal.

A partir disso, entenda quais as necessidades mais latentes desse público, para montar a sua oferta no sentido de mostrar como o seu produto pode atendê-las plenamente.

Com essas definições ficará muito mais fácil executar campanhas nas redes sociais e sites de buscas, uma vez que, as definições de anúncios, tal como Facebook ADS e Google Adwords, permitem delimitar diversos níveis de segmentação direcionando cada anúncio para o público certo.

2 – Venda benefícios

É comum startups com soluções inovadoras no mercado ressaltarem as características do seu produto como ponto principal de sua estratégia de comunicação.

Em tese não haveria nada de errado nisso, uma vez que, os diferenciais dão destaque ao produto. No entanto, o que realmente motiva um cliente a se interessar por algo novo é o benefício que ele proporciona e o valor que ele usufruirá ao adquiri-lo.

A compra de um aplicativo, por exemplo, não é feita com base simplesmente nas suas funcionalidades, mas nas facilidades e benefícios que trará ao usuário e no impacto que causará no seu dia a dia ao utilizá-lo.

Dessa forma, coloque-se no lugar do seu cliente potencial, use a empatia para responder as seguintes questões voltadas ao seu negócio:

  • Quais os fatores que motivariam o cliente a comprar o meu produto?
  • O que o cliente ganha com isso?
  • Por que o cliente deveria comprar o meu produto ao invés do concorrente?
  • O meu produto realmente agrega valor ao usuário final?
  • Qual o meu diferencial competitivo?

Pode parecer algo básico, mas já atendi empresários com ótimos produtos que nunca fizeram esse tipo de questionamento, ou seja, nunca analisaram os seus produtos sob o olhar do cliente potencial.

Pensando nisso, considere produzir uma oferta com enfoque nas transformações que o seu produto causará na vida desse usuário, ao invés de priorizar somente a divulgação de características e funcionalidades.

3 – Ofereça seu produto antes mesmo de estar pronto

Quem desenvolve soluções na área de tecnologia, por exemplo, sabe o quanto é oneroso de demorado o desenvolvimento de um produto novo.

A questão é que a maioria dessas empresas espera a finalização total do produto antes de colocá-lo no mercado.

Como o processo de comunicação leva um certo tempo até que as ações de marketing tragam novos leads – clientes potenciais – é necessário iniciar a divulgação da oferta antes da finalização do produto. Com isso, já terá uma presença digital consolidada no momento em que o produto for lançado. Para isso, é possível criar uma campanhas com ofertas de conscientização preventiva.

Com o cronograma de finalização do produto em mãos, poderá prospectar novos clientes apresentando o projeto com o agendamento de entrega futura.

4- Busque sua presença online

A presença online é hoje uma das principais formas de exposição de uma empresa.

Ter presença online significa garantir que a sua empresa seja facilmente encontrada nas mídias sociais e nas pesquisas dos sites de buscas.

Considere desenvolver um site profissional que atraia interessados no seu produto. Para isso, invista em modelos funcionais, preparados para fácil leitura por dispositivos móveis e que possua um conteúdo inédito e interessante. Inclua um blog corporativo para publicação de postagens sobre temas relacionados ao seu ramo de atuação.

Utilize as redes sociais como canal de comunicação e divulgue suas postagens nos seus perfis e fanpages.

5- Monte um plano de marketing digital

Muitas empresas atuam na internet com ações esporádicas, aleatórias e sem nenhum planejamento. Isso resulta em resultados baixos ou até nulos.

Por isso, crie um planejamento de marketing digital para uma atuação efetiva na internet, que permita mensurar os resultados e o retorno de cada ação e que permita atrair leads qualificados que se convertam rapidamente em vendas.

Caso não tenha tempo ou conhecimento para elaborar um planejamento de forma profissional, considere contratar uma consultoria de marketing dgital para auxiliá-lo. A Modernizza é especialista nessa área e estamos à disposição para ajudá-lo. Se desejar entre em contato conosco.

Conclusão

O marketing digital é o caminho mais efetivo e de menor investimento para promover uma startup. No entanto, é preciso trabalhar o marketing digital da maneira correta para garantir melhores resultados, por meio de um planejamento estratégico que contenha: definição de metas, plano de mídias digitais, site com gestão de conteúdo e SEO. Assim como, métricas de mensuração de performance e análise de resultados.

Gostou do post? Deixe o seu comentário!

Por Priscila Falchi – Especialista em Marketing Digital e fundadora da Modernizza

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *