benchmarking-digital-o-que-e

Benchmarking digital: Saiba o que é e como aplicar no seu negócio

Posted on Posted in Marketing, Marketing Digital
17:39
Modernizza Marketing Digital

O termo benchmarking se refere ao processo de análise das melhores práticas utilizadas por empresas de um determinado setor, para serem usadas como referência para o fortalecimento de uma marca.

Esse processo de análise é muito utilizado pelas empresas que desejam acompanhar os seus concorrentes e incorporar às suas próprias marcas as ações e métodos de sucesso utilizados por eles.

O benchmarking permite às empresas entenderem o seu posicionamento em comparação à concorrência, fazendo com que possam enxergar oportunidades perdidas, conhecer melhor as necessidades do seu público-alvo e aperfeiçoar as suas práticas de mercado. E, com isso, construir estratégias para superar os seus concorrentes diretos e indiretos.

O que é benchmarking digital

Quando falamos de benchmarking digital, nos referimos ao conceito de benchmarking aplicado ao âmbito da internet. Isso significa analisar a presença digital dos concorrentes em relação a uma determinada empresa.

Essa análise envolve uma série de fatores que no conjunto apresentam um panorama sobre a atuação dos concorrentes nas mídias sociais, na propaganda online, nos resultados das pesquisas do Google, nos conteúdos publicados em seus websites e outros aspectos relacionados à amplitude da visibilidade das empresas na WEB.

Na prática a realização de um benchmarking digital consiste em seguir basicamente quatro etapas.

Etapas do benchmarking digital

A primeira delas é pesquisar o mercado ao qual a empresa está inserida para entender melhor o comportamento do seu público-alvo na internet, quais tendências de mercado e canais de comunicação online são mais utilizados pelo segmento.

Com isso é possível identificar o posicionamento da marca em relação ao grau de reputação online, avaliar o nível de engajamento do seu público-alvo, saber qual a amplitude da sua visibilidade na WEB e apontar oportunidades de geração de leads, que em outras palavras são os clientes potenciais que entram em contato com a empresa pelos canais online.

A segunda etapa é a identificação dos concorrentes diretos que deseja monitorar. E estabelecer as métricas quantitativas e qualitativas a serem levadas em conta para embasar os dados comparativos.

A terceira etapa é iniciar o processo de monitoramento desses concorrentes e avaliar sua atuação na internet. Para isso, é preciso acompanhar suas movimentações nas redes sociais durante um determinado período de tempo.
A recomendação é que essas atividades sejam executadas durante um período médio de 60 a 90 dias, para que se possa obter um volume de informações suficientes para viabilizar a mensuração.

Nesse monitoramento são levantadas todas as informações sobre os perfis dos concorrentes nas redes sociais, os canais mais utilizados e os que trazem os melhores resultados. Assim como, identificar como são feitas as comunicações, a linha editorial das postagens, a periodicidade e o volume dos conteúdos publicados.

Além disso, esse monitoramento busca entender como é o nível de engajamento do público-alvo com essas empresas e como é feito o relacionamento com os clientes. Por exemplo, com essa atividade é possível saber a média de tempo de resposta dos concorrentes aos contatos feitos por seu público nas redes sociais.

Outro aspecto monitorado nesse processo é a análise dos sites desses concorrentes, tanto em nível técnico, layout e conteúdos, quanto em relação ao posicionamento junto aos resultados das buscas do Google, de acordo com as palavras-chaves principais do seu negócio.

A quarta e última etapa consiste na mensuração dos resultados, que envolve a análise das métricas, análise dos dados comparativos e a elaboração do relatório final.

Benefícios

O benchmarking digital proporciona uma série de benefícios, tais como:

  • ajuda na identificação de oportunidades de mercado.
  • melhora o entendimento sobre possíveis falhas na comunicação online.
  • mostra pontos de melhorias.
  • aponta tendências de mercado.
  • identifica de maneira precisa as necessidades dos clientes potenciais.
  • facilita o entendimento do comportamento do consumidor.
  • ajuda na tomada de decisões sobre o investimento de anúncios online.
  • aponta caminhos sobre como superar a concorrência.

Como realizar um benchmarking digital

Todo esse processo de benchmarking digital pode ser realizado pela própria empresa, tanto de forma manual, o que demanda muito tempo e paciência, quanto de forma automatizada. Nesse caso, com ferramentas de marketing específicas, que na maioria são pagas e demandam um certo nível de investimento e conhecimento.

As empresas que desejam realizar o benchmarking digital, porém não têm tempo ou recursos internos para realizar a atividade, podem optar por contratar consultorias de marketing especializadas nesse tipo de serviço, tal como a Modernizza Marketing.

A Modernizza, além de realizar o serviço completo, apresenta ao final dos trabalhos um plano de ação estratégico, efetuado com base nas informações levantadas, para auxiliar a empresa na construção de sua presença online. Deseja mais informações? Entre em contato conosco.

Gostou do post? Deixe o seu comentário.

Por Priscila Falchi – Especialista em Marketing Digital e fundadora da Modernizza

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *