O teste A/B é uma técnica de teste de performance muito utilizada pelos webdesigners para análise de tráfego de páginas, e consiste em mensurar os resultados de uma determinada página ou anúncio separando-os em duas versões: a página original e uma página secundária, sendo que esta básicamente possui o mesmo conteúdo apenas com algumas variações.
As duas são lançadas de forma simultânia e os resultados de audiência passam a ser dimensionados, acompanhados e apurados para saber qual apresenta o melhor resultado.
Esta é uma maneira de entender o comportamento e interesse do seu público-alvo e possibilitar o aumento de conversões no site.

Na elaboração de um teste A/B a página alterada pode ser testada com alterações em diversos pontos, como por exemplo, mudança no título, mudanças de cores, imagens, partes do textos, entre outras alterações.

Os testes A/B são muito utilizados para comparar duas variações de uma mesma landing page e testar os seus resultados.
Depois determinar um período de tempo para que as duas possam ser exibidas e mensuradas. E por fim comparar os resultados para saber qual a que apresentou a melhor performance em audiência.

Existem ferramentas capazes de avaliar estes resultados, sendo o Google Analytcs uma delas.

O Google dispõe do Analytics Content Experiments para ajudar os webdesginers a realizar o teste A/B facilmente.

Além de comparar páginas, o teste A/B também é muito utilizado em campanhas de e-mail marketing. Nesse caso, pode-se enviar e-mails teste nas diferentes versões e acompanhar o retorno e escolher a que apresentar o melhor resultado.

O teste A/B é está cada vez mais sendo cada vez mais utilizado por profissionais de marketing digital, uma vez que, por meio dele, é possível aumentar uma taxa de retorno, aumentar a audiência e conversão de campanhas para os mais diversos segmentos e objetivos de divulgação.

Por Priscila Falchi – Especialista em Marketing Digital e fundadora da Modernizza

DEIXE SEU COMENTÁRIO