Toda a empresa que busca hoje se posicionar como referência de mercado por meio da criação de uma posição de autoridade no segmento em que atua, já sabe que um ótimo caminho é a geração de conteúdos relevantes.

Conteúdos que podem ir desde postagens de artigos em seu blog, distribuição de e-books, publicações de vídeos até a realização de eventos online.

A estratégica de inbound marketing, ou marketing de conteúdo, que cresceu significativamente nos últimos anos, enfoca justamente na entrega destes conteúdos de valor gratuitamente.

O objetivo é criar um engajamento dos seus consumidores, gerando interesse e proximidade com seu público-alvo, sem fazer uma oferta direta de seus produtos.

Esta estratégia tem gerado ótimos resultados para as empresas que a aplicam, contribuindo para a geração de audiência, relevância, engajamento e conversão em vendas.

E, ainda, indiretamente tem ajudado a melhorar os resultados nas buscas por palavras-chaves junto aos sites de buscas, como o Google. Uma vez que, um dos critérios de ranqueamento são os conteúdos relevantes e inéditos.

No entanto, a medida em que mais e mais empresas passam a produzir estes conteúdos, esta estratégia deixa gradativamente de ser um diferencial competitivo.

A cada dia surgem na internet centenas de conteúdos para cada assunto, o que torna impraticável o acompanhamento de todos eles.

Dessa forma, é preciso saber como gerar o conteúdo certo para o público certo, sem ser repetitivo e mostrar seus atributos de forma diferenciada.

O importante é a personalização

Não basta simplesmente gerar os conteúdos aleatoriamente, e sim, entregar conteúdos relevantes, produzidos de maneira estratégica e que gerem real valor para o público certo e de forma personalizada.

Segundo Neil Patel, empresário criador da ferramenta Crazy Egg e uma das grandes referências na área de Marketing Digital, o grande desafio é a personalização.

Em entrevista à Época Negócios, o guru de marketing afirma que é preciso buscar falar com as pessoas certas e adaptar o seu conteúdo para elas.

Na entrevista Patel dá uma ótima dica para os pequenos empreendedores que estão tentando utilizar o marketing digital para alavancar os seus negócios. Para ele, é importante mirar em apenas um aspecto do marketing e investir nele.

E, assim, o pequeno empreendedor pode escolher  entre as diferentes áreas de atuação disponíveis no mercado, como o marketing de conteúdo, a divulgação nas redes sociais e técnicas de otimização do seu site SEO. Ao optar por um caminho  deve apenas focar-se nele com total empenho. Em outras palavras, não tentar fazer tudo ao mesmo tempo sob o risco de nada sair bem feito.

Eu ainda acrescentaria que é possível para o pequeno empreendedor combinar diversas ferramentas ao mesmo tempo, desde que tenha ajuda externa, como a de uma agência de marketing digital.  Estas empresas podem empregar diversas ferramentas ao mesmo tempo e de maneira coordenada, uma vez possuem profissionais qualificados capazes de maximar os recursos disponíveis mirando nos melhores resultados.

O trabalho de marketing digital realizado de maneira profissional e orientada aos objetivos de cada empresa, traz resultados significativos que podem se reverter em mais vendas e fechamentos novos de negócios.

Nessa linha, cabe considerar a contratação de uma consultoria de marketing especializada no assunto, para potencializar as oportunidades e melhorar a imagem da sua empresa.

E a sua empresa, trabalha com geração de conteúdos e já realiza ações de marketing digital?

Por Priscila Falchi – Fundadora da Modernizza e especialista em Marketing Digital de Resultados para pequenas e médias empresas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO