marketing para psicologos

Psicólogos: como divulgar seu consultório de psicologia

Posted on Posted in Marketing para Psicólogos
12:41
Modernizza Marketing Digital

No post de hoje vamos abordar uma questão recorrente por parte de muitos psicólogos. Trata-se da dúvida sobre até que ponto vai a liberdade dos psicoterapeutas quanto a criar propagandas dos seus serviços e dos seus respectivos consultórios de psicologia.

Ocorre que muitos psicólogos não fazem nenhum tipo de propaganda pelo temor de infringirem as regras do Código de Ética do CFP – Conselho Federal de Psicologia.

No entanto, de acordo com o próprio Código de Ética, pode-se dizer que os psicólogos podem sim divulgar os seus serviços, desde que sigam algumas regras e restrições, que se resumem da seguinte forma:

  • Apresentar o nome, o CRP e o número de registro do psicólogo.
  • Fazer referência apenas aos títulos e qualificações que realmente possua.
  • Divulgar somente as qualificações, atividades e recursos relativos às técnicas e práticas que sejam reconhecidas ou regulamentadas pela profissão.
  • Não fazer referência aos honorários dos serviços como forma de propaganda.
  • Não prometer ou prever taxativamente os resultados do tratamento oferecido.
  • Não se auto promover denigrindo a imagem de outros colegas de profissão.
  • Não propor atividades que sejam atribuições privativas de outras categorias profissionais. Nesse quesito vale ressaltar que não se deve fazer propagandas de outras atividades exercidas pelo profissional que não sejam ligadas diretamente ao campo da psicologia.
  • Não fazer divulgações sensacionalistas das atividades profissionais.

Com base nessas regras e restrições, podemos ter clareza do que é permitido fazer em termos de propaganda e as oportunidades em mãos para divulgar os serviços, sem ferir os princípios éticos da categoria.

Por isso, não tenha medo de utilizar as ferramentas de marketing disponíveis para tornar o seu consultório conhecido no mercado.

Muitos psicólogos já estão fazendo isso. Por exemplo, se você fizer uma breve pesquisa no Google utilizando a palavra-chave psicólogo, notará que no resultado da busca aparecerão diversos sites de psicólogos que utilizam a internet para promover os seus serviços de psicoterapia.

A concorrência existe para quaisquer campos de atuação e com os psicólogos não é diferente.

Se você ainda não faz nenhuma divulgação ou não tem nenhuma presença online, pode estar perdendo espaço para outros psicólogos. E não aproveitando as oportunidades de ampliar a sua agenda de atendimentos.

A publicidade e propaganda, desde que feita de forma ética e verdadeira, pode melhorar muito os resultados do seu consultório.

Existem diversas maneiras de divulgar os serviços de psicologia, sendo que uma das mais populares e menos onerosas é o marketing online ou marketing digital.

O marketing digital permite colocar o seu consultório mais próximo do seu cliente potencial por meio da internet, seja via website, por redes sociais ou outros canais online.

A presença digital, que é a amplitude da sua visibilidade na WEB, pode fazer com que o seu consultório receba cada vez mais interessados nos seus serviços, sendo que não conheceriam os seus produtos de outra forma.

Esse tema foi abordado no post Marketing Digital para consultórios de psicologia no qual levantamos alguns pontos importantes para dar início a um projeto de marketing digital para psicólogos. Caso não tenha conferido ainda, recomendo a leitura.

Como vimos, é possível realizar a divulgação de um consultório de psicologia de maneira ética e eficaz utilizando a internet.

E se você pretende aumentar o número de pacientes, considere fortemente estabelecer recursos para iniciar um projeto de marketing digital e garantir melhores resultados para o seu consultório.

Gostou do post? Deixe seu comentário.

Por Priscila Falchi – Especialista em Marketing Digital e fundadora da Modernizza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *