inbound consulorio psicologia

Inbound Marketing para psicólogos: Como implementá-la no consultório de psicologia

Posted on Posted in Marketing para Psicólogos
15:01
Modernizza Marketing Digital

O que é a estratégia de Inbound Marketing e como implementá-la no seu consultório de psicologia

O Inbound Marketing é uma ferramenta relativamente nova no mercado e faz parte do marketing digital. Com o uso dessa ferramenta diversas empresas e negócios têm alçando maiores resultados e conseguindo atrair de mais clientes.

E diferente do que muita gente pensa a estratégia cabe perfeitamente para diversas áreas, inclusive em consultórios de psicologia, que é o foco do nosso artigo de hoje.

Continue com a gente para saber mais sobre o Inbound Marketing e qual a melhor forma de usar a estratégia em seu consultório.

O que é Inbound Marketing e como funciona para consultórios de psicologia?

 No mercado “Inbound Marketing’’ tem diversas traduções, como “Marketing de atração’’ “Marketing de entrada’’ ou “Marketing de Conteúdo’’ seja qual for a “correta’’ todas traduzem bem o que é essa estratégia.

Isso porque no passado as ações de marketing visavam gerar propagandas para ir até os clientes, numa proposta totalmente contrária ao Inbound. Uma vez que, no inbound marketing, o intuito é fazer com que os potenciais clientes cheguem até você.

É uma estratégia totalmente pensada para atrair e conquistar o seu público alvo e as pessoas que realmente têm interesse nos serviços que você oferece. No entanto, você não irá fazer uma propaganda imediata do seu serviço. E sim, oferecer conteúdos relevantes aos interesses específicos do seu público alvo.

Dessa forma, considerando que na área de psicologia não é permitido pelo Conselho de Ética da categoria fazer publicidade, essa estratégia se encaixa como uma luva.

Por exemplo, um psicólogo que é especialista em crianças vai criar estratégias voltadas para os pais, professores, cuidadores, etc. Ou seja, vai criar mecanismos para conversar com os responsáveis, pois eles vão levar a criança até o consultório. Por isso não adianta fazer uma ação voltada para jovens adultos ou adolescentes, por exemplo, pois eles não são o seu público alvo. As ações são pontuais e geram relacionamento diretamente com as pessoas que você quer interagir. Deu para entender?

Além disso o Inbound Marketing visa encantar o público, ou seja, seus clientes vão se fidelizar ao seu consultório e vão fazer o chamado “marketing gratuito’’ que é te divulgar sem estar recebendo nada por isso.

Para resumir, dentro do Inbound Marketing seu consultório não vai precisar correr atrás de novos pacientes, as ações vão fazer que ele procure o seu atendimento. Lembrando que a chance de alguém efetivar a marcação da consulta é maior, pois as estratégias são pensadas para quem você deseja atender.

A estratégia está pautada na geração de conteúdos relevantes que serão disponibilizados gratuitamente para o seu público-alvo. As pessoas irão consumir esses conteúdos e a medida que vão se aprofundando, irão se engajando cada vez mais com o seu consultório.

Um exemplo desse tipo de estratégia é, elaborar um ebook muito bom sobre o assunto no qual você é especialista.  E disponibilizá-lo nas redes sociais e no seu site ou blog. As pessoas para adquirirem uma cópia, precisam apenas preencher um formulário.

Com os dados captados você poderá enviar por emails, posteriormente, outros temas que interesse. E, com isso, ir buscando a construção de um relacionamento.

Existem, inclusive, ferramentas de automação de marketing que são elaboradas para que essa entrega, tanto por email, quanto por Whatsapp ou Messenger, sejam feitas e programadas de forma automática.

Você irá precisar basicamente desenvolver conteúdos de qualidade, de um site, blog ou outra ferramenta para disponibilizar este material. Além disso, precisará criar perfis nas redes sociais para divulga-los, assim como, de ações de SEO para que você consiga uma visibilidade nas buscas na internet. E sobre esses quesitos, especialmente, temos outros artigos aqui no blog explicando melhor o que é e como funciona.

marketing inbound psicologos

Como implementar a estratégia no meu consultório de psicologia?

 Agora que você já sabe melhor sobre o conceito de Inbound Marketing vamos auxiliar em como você pode aplicar isso. Confira as dicas.

1 – Defina o perfil do público que você irá atender

Seu atendimento é especializado em mulheres? Crianças? Grupos? Idosos? Ou é por temas, por exemplo, distúrbios de aprendizagem? Depressão? Ansiedade?

Que tipos de problemas são recorrentes e que você resolve?

Todas essas perguntas e muitas outras devem ser respondidas para a definição do público alvo. Afinal, conhecendo as características do seu público você vai fazer ações para as pessoas certas.

2 – Esteja presente nas redes sociais 

Quando você fizer um estudo sobre quem são as pessoas que você quer atingir defina em quais redes sociais você vai estar, isso porque dependendo da faixa etária, e de alguns fatores, o seu público pode estar mais online em uma rede social do que em outra. Além disso, você também pode saber, mais ou menos, qual horário essas pessoas ficam mais conectadas à web, para saber qual a melhor hora para postar conteúdos.

3 – Ofereça um bom conteúdo 

Para o seu potencial cliente lhe contratar é ideal que ele perceba que você é um especialista. E ele pode ver isso pelos textos postados nas páginas sociais. Esses conteúdos com certeza vão chamar atenção dos visitantes, e as pessoas podem até compartilhar dando mais alcance ainda para sua página.

Os conteúdos também vão informar o seu público, quebrar objeções e gerar interesse.

Você pode, por exemplo, criat um canal no Youtube e postar vídeos explicativos.

Desenvolver um webinar – palestra online – gratuito ou mesmo um ebook com o tema que mais chama a atenção das pessoas com o perfil você quer atender.

Tente escrever ou falar de forma concisa e com clareza, evitando tantos termos técnicos da área para conversar diretamente com o público.

4 – Ter um site moderno e atualizado 

Muito tem se falado sobre as empresas não precisarem mais de um website, dada as facilidades de divulgação nas redes sociais. Mas não se engane, ter um site é ainda de extrema importância para qualquer consultório de psicologia.

Um site responsivo é primordial, que são aqueles que se adaptam a diversas telas, desde notebooks até smarphones e tablets. Atualmente as pessoas usam muito os dispositivos móveis para acessar todo o tipo de informação, por isso, é necessário que o visitante consiga obter todas as informações dos seus serviços. Se seu site não estiver preparado para isso, com certeza muitos acessos de potenciais clientes serão perdidos.

Tenha também um site rápido e que abra com facilidade, uma vez que, sites lentos provocam evasão dos leitores. Para isso, além de um bom webdesigner, você precisará de um bom plano de hospedagem.

seo psicologos

5 – Utilize um sistema de automação de marketing

A partir do momento que as pessoas começarem a receber seus materiais e acompanharem o seu trabalho, será necessário interagir com elas. No entanto, nem sempre é possível manter um nível de personalização nas respostas online, principalmente se você tiver uma base de contatos grande.

Então, como saber qual conteúdo enviar, para quem e em qual momento? Que tipo de material pode atrair mais um perfil determinado perfil de clientes dentro da sua base?

Fazer isso manualmente é impossível. E você, com certeza, não tem tempo e nem paciência para tentar realizar essa atividade pessoalmente.

Para resolver isso, existem ferramentas de automação de marketing.

Essas ferramentas ajudam nessa gestão e ajudam automaticamente a criar um nível de personalização e engajamento, sem que você precise ficar manualmente gerenciamento os seus contatos e enviando emails um a um.

Você pode com essa ferramenta, por exemplo, programar envios automáticos de emails com conteúdos específicos para cada perfil de clientes da sua base de contatos. Essa programação pode determinar quando enviar cada mensagem e qual mensagem enviar, dependendo do comportamento dos contatos.

Mas não se engane se você está pensando que se trata apenas de enviar emails aleatórios automaticamente.

Na verdade, a programação desses emails nessa ferramenta, visa conduzir o leitor dentro do que chamamos de funil de vendas, que para a área de psicologia chamo de funil de contratação. E tem um viés 100% estratégico.

6 – Estabeleça um funil de contratação 

O termo funil de vendas, que aqui vamos tratar como funil de contratação,  pode parecer estranho para um consultório de psicologia. Mas pense que você vende um serviço na área de psicologia. E nesse caso o termo se aplica, certo?

Pense que quando alguém tiver um contato com você, ele passará por uma jornada de conhecimento e por fases até que esteja pronto para receber informações diretas sobre o serviço que você presta.

Imagine um funil. Pense que a boca do funil é parte de cima e mais larga. E que se estreita à medida que chega a saída na parte de baixo.

Nesse contexto, a boca do funil envolve a entrada dos clientes ou pacientes potenciais na sua base. São os contatos que não conhecem você ainda, tiveram um primeiro contato e estão começando a receber seus conteúdos. São aquelas pessoas que se interessaram pelo assunto, mas às vezes nem sabem ao certo se tem, ou não, uma necessidade que você pode atender.

Seguindo para o meio do funil, estão aquelas pessoas já sabem que têm uma necessidade, entendem melhor o assunto, já estão acompanhando seus conteúdos. Você pode enviar mais conteúdos contendo temas como, quebras de objeções por exemplo. Nesse momento você pode também qualificar melhor o seu público, obter mais informações sobre ele.

E a medida em que você vai qualificando a sua base, esse funil vai se estreitando. Muitas pessoas que não se encaixam ou perdem o interesse podem sair. E para as que ficarem você poderá fazer uma ação mais direta. Até que chega o fundo do funil, no qual sobram aqueles que realmente estão interessados no que você faz. O momento que você fará uma aproximação mais efetiva, como solicitar uma consulta.

Claro que o objetivo aqui não é me aprofundar em termos técnicos ou acadêmicos de marketing. Por isso, foi uma explicação bem básica, mas caso queira saber mais sobre o assunto, tenho outros conteúdos aqui no blog que falam mais sobre isso.

Agora, se você não tem tempo e nem sabe por onde começar, nós podemos ajudar o seu consultório a ir para um próximo nível com a estratégia de Inbound Marketing. SOLICITE UM CONTATO  e saiba mais sobre a Consultoria de Marketing Digital para Psicólogos.

Com essas ações temos certeza que seu consultório vai crescer ainda mais! Não deixe de compartilhar nosso artigo com os colegas de profissão.

E se você gostou das nossas dicas continue em nosso site para conferir todas as novidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *