Todos os dias surgem novas estratégias visando o crescimento e o maior lucro das empresas. Quem tem seu negócio próprio ou atua na área estratégica de qualquer empresa, deve estar sempre antenado. Afinal, o conhecimento desse tipo de técnica nunca é demais, não é mesmo?
A estratégia que vem fazendo grande sucesso no momento é Growth Hacking, e você vai saber mais sobre isso e a sua importância em nosso artigo de hoje. Confira.
O que é Growth Hacking?
O Growth Hacking é uma tática de empreendedorismo que foi desenvolvida através de startups. A técnica tem como premissa utilizar a criatividade, o pensamento analítico, a experimentação e as métricas sociais, para vender mais produtos e alcançar crescimento das empresas no mercado.
Mesmo fazendo mais sucesso por agora, o termo começou a ser usado no ano de 2010 por um empresário chamado Sean Ellis’’ e a partir de então o tema popularizou.
Na época, o empresário definiu como uma técnica, cujo o objetivo principal era o verdadeiro crescimento. E que tudo feito dentro de uma empresa deve ser examinado pelo seu potencial de crescimento.
Depois disso, outros empresários foram acrescentando conceitos ao tema, mas a verdade é que a técnica ficou mais conhecida quando empresas como, o Facebook, Twitter, Airbnb, Paypal e Dropbox, passaram a utilizá-la. E o resultado nem precisamos comentar, não é? Todas são grandes empresas e valem milhões dentro do mercado atualmente.
Dentro do Growth Hacking também são utilizadas diversas técnicas de marketing digital, como: SEO, análise de sites, marketing de conteúdo, entre outras. Mas o profissional de Growth Hacking não substitui um profissional de Marketing na empresa, as técnicas se complementam entre si para bons resultados.
Outro diferencial da técnica, é que os profissionais colocam o crescimento em primeiro lugar e o orçamento em segundo. Mas mesmo com tudo isso, não há um termo exato para definir o que é Growth Hacking, porque isso vai variar dentro de cada empresa, mas o que a técnica sempre vai visar, independentemente ao nicho em que a empresa se encontra, é o crescimento.
O Growth Hacking possui 5 etapas de implementação
1 – Geração de ideias
- Etapa 1 – Geração de ideias: Inicialmente deve-se pensar nas melhores ideias que podem auxiliar no crescimento da empresa. Deeve ser realizado um “brainstorming’’ ou até mesmo uma dinâmica de grupo com os funcionários para juntos encontrarem pontos a serem explorados.
2 – Apuração das ideias
- Etapa 2 – Apuração de ideias: Agora é a hora de eleger quais foram as melhores ideias e quais de aderem melhor ao encontro de proporcionar um maior crescimento para a empresa.
3 – Modelagem de experimentos
- Etapa 3 – Modelagem de experimentos: Com as melhores ideias já escolhidas é a hora de planejar a execução.
4 – Execução
- Etapa 4 – Execução: Aqui é o momento de colocar em prática todas as ideias sugeridas e planejadas, preste atenção se toda equipe está realizando a tarefa corretamente nessa etapa.
5 – Análise de resultados
- Etapa 5 – Análise dos resultados: Na última etapa é necessário que todos os resultados já obtidos sejam analisados.
Qual a importância do Growth Hacking para o crescimento de uma empresa?
Por meio do Growth Hacking acontece um processo chamado “retenção de clientes’’. E todos os experimentos colocados em prática pela sua empresa, vão fazer com que o serviço prestado tenha uma qualidade elevada. E nem precisamos dizer que, com bons serviços, os consumidores ficam bem mais felizes, certo?
Se a experiência for boa, esses clientes vão se fidelizar à sua marca. Processo este de grande importância para o crescimento da pequena até a grande empresa. Afinal, um cliente fiel faz propaganda da empresa de forma gratuita, além disso, geram mais valor à sua marca.
O Growth Hacking também é importante para o crescimento da empresa, uma vez que, gera novas oportunidades de negócios. E no processo do experimento, você passa a conhecer muito mais sobre o produto e/ou serviço que comercializa. Além disso, sabe mais também sobre os seus clientes.
Com experimentos feitos a partir do Growth Hacking, é possível sempre encontrar diferentes formas de crescimento para o seu negócio.
Além disso, o Growth Hacking pode acelerar o crescimento da sua empresa, por meio de resultados em menor tempo.
Vale lembrar que o processo não deve ser feito só uma vez e esquecido, afinal, sempre há como crescer mais.
E se você gostou do artigo de hoje não deixe de conferir outros artigos com o mesmo tema!
Por Priscila Falchi – Consultora de Marketing e fundadora da Modernizza Marketing Digital