marketing digital psicólogos divulgação

Marketing digital para psicólogos: Divulgue seu consultório sem ferir o código de ética da categoria

Posted on Posted in Marketing para Psicólogos
22:29
Modernizza Marketing Digital

Para quem está começando a carreira como psicólogo, ou mesmo para quem já tem anos de carreira e apenas deseja atrair mais pacientes, o marketing digital pode ser uma ótima solução!

No entanto, isso costuma gerar uma grande preocupação para quem trabalha na área. Muitos se perguntam se, afinal de contas, é possível divulgar o consultório sem ferir o código de ética da categoria.

Se você também procura a resposta para essa pergunta é, exatamente, isso que você vai descobrir abaixo. Confira!

O psicólogo pode usar publicidade para divulgar seus serviços?

Essa é uma dúvida que persegue muitos psicólogos! E para respondê-la, precisamos nos atentar à legislação.

A Resolução do Conselho Federal de Psicologia N° 010/97 declara que:

“Art. 1º É permitido ao psicólogo, no exercício profissional, na divulgação e publicidade, através dos meios de comunicação, vincular ou associar o título de psicólogo e/ou ao exercício profissional, somente técnicas ou práticas psicológicas já reconhecidas como próprias do profissional psicólogo que estejam de acordo com os critérios científicos estabelecidos pela Psicologia.”

Ou seja, é possível, sim, divulgar o seu trabalho como psicólogo por meio da publicidade. Mas desde que você não venha a ferir o Conselho de Ética da profissão.

Como divulgar seu consultório sem ferir o código de ética da categoria

Mas aí, vem outra pergunta: como é possível fazer isso? E é exatamente isso que você vai descobrir abaixo.

Em primeiro lugar, segundo a legislação vigente, o mais importante é sempre divulgar o seu nome, juntamente com o seu número do seu registro junto ao conselho.

Além disso, também é preciso atentar sempre à veracidade das informações utilizadas. Não divulgar preços e honorários como forma de atrair clientes.

E também não prever o prazo ou a solução do problema do paciente, já que isso não é possível dentro da Psicologia.

Inbound marketing para psicólogos

Como você já deve saber, existem muitas estratégias de marketing digital diferentes.

E, especificamente para os psicólogos, que precisam tomar o cuidado de não ferir o código de ética, usar o inbound marketing pode ser a solução!

Essa prática está bem longe da propaganda tradicional que conhecemos. Pois tem como principal objetivo, atrair os clientes (e nesse caso, os pacientes) até você, não por meio de ofertas, mas de conteúdo atrativo e que gere valor.

Esse conteúdo pode oferecer, por exemplo, dicas práticas, informações e soluções, que possam melhorar a vida da sua persona.

Sendo assim, em vez de focar em ofertas, como profissionais de outras áreas fazem, a ideia é focar em conteúdo informativo, relativo ao seu trabalho e a rotina diária das pessoas que o utilizam.

Quando você faz isso, as pessoas passam a se interessar pelo que você tem a dizer. Como consequência, você se torna uma referência no mercado.

E quando você oferece, por meio do marketing digital, conteúdo de qualidade para essas pessoas, elas vão se interessar e vir até você, pois sabem que você pode ajudá-las, também, através das sessões de terapia.

Duas estratégias poderosas de inbound marketing para psicólogos

Agora que você já entendeu o que é o inbound marketing e por que ele pode ser a melhor opção para quem é psicólogo, vou te mostrar duas estratégias poderosas para divulgar o seu trabalho dessa forma.

1 – Criação de um blog

A primeira delas é a criação de um blog, no qual você possa postar regularmente conteúdo de interesse da sua persona.

O principal benefício do blog é que ele funciona a curto e longo prazo. Uma vez que seus textos são postados, as pessoas podem continuar chegando a eles, mesmo depois de muito tempo da postagem.

No blog, alguns cuidados são importantes, como por exemplo, usar linguagem simples e criar textos que possam ser compreendidos por qualquer pessoa.

Além de criar textos escaneáveis e visualmente atrativos. Fazendo uso de subtítulos, marcadores ou numeração.

Além disso, a utilização do SEO, que corresponde às regras usadas pelo Google para rankear os textos, também é importante. Já que ter um texto na primeira página pode te ajudar a alcançar um número muito maior de pessoas.

2 – Criar um canal no Youtube

O Youtube também é um ótimo lugar para divulgar o seu trabalho, através do inbound marketing e sem ferir o código de ética da profissão.

Existe uma estimativa de que até 2020, mais de 80% de todo o conteúdo visto na internet será por meio dos vídeos. Por isso, esta estratégia se mostra cada vez mais relevante.

As outras redes sociais também são indicadas, mas nesse caso, o Youtube é a melhor alternativa.

Pois ele permite que você fale, mesmo de temas mais complexos, de uma forma fácil, quase em tom de conversa com quem está do outro lado do computador.

Permitindo que você trabalhe, de forma ainda mais eficaz, com a questão da autoridade e se posicione no mercado, como alguém que entende do assunto.

O Youtube também permite um contato mais direto com os clientes em potencial, por associar a sua imagem pessoal ao seu trabalho. O que te ajuda a gerar confiança nesses clientes em potencial.

3 – Crie um processo de automação de emailmarketing

Enviar SPAM é proibido. No entanto, se você criar uma forma de atrair pessoas para que se inscrevam para receber os seus conteúdos por e-mail, você está criando um relacionamento e não enviando SPAM, certo?

Você pode enviar uma sequência de emails automaticamente para a sua lista de contatos, desde que cada integrante tenha solicitado ou autorizado os envios. Esse processo pode ser facilitado por meio  de ferramentas de automação de e-mail marketing, que fazem os disparos dos emails e o gerenciamento de acordo com a periodicidade que você programar.

Agora você já sabe como divulgar o seu consultório sem ferir o código de ética da categoria!

Como você viu acima, é possível sim, divulgar o seu trabalho através da publicidade, sem ferir o código de ética da Psicologia.

Mais do que isso, você descobriu como o inbound marketing pode te ajudar a fazer. E conheceu as duas principais estratégias para atrair mais pacientes para o seu consultório.

Tenha certeza de que, ao fazer isso, você vai alcançar os resultados que deseja. E, mais do que isso, vai passar a ajudar um número muito maior de pessoas, através do conhecimento dividido com elas através dessas estratégias.

Se precisar de ajuda nessa jornada, saiba que a Modernizza é um consultoria de marketing digital especializada em ajudar profissionais, como você, a atingir os resultados esperados através do marketing digital.

Tudo isso pensando, especialmente, em você e no seu público-alvo. Portanto, entre em contato hoje mesmo e descubra tudo o que podemos fazer por você e pelo seu negócio.

Por Priscila Falchi – Consultora de Marketing e Fundadora da Modernizza Marketing Digital

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *