consultoria de marketing

Saiba por que e como contratar uma consultoria de marketing digital

Posted on Posted in Marketing Digital
18:19
Modernizza Marketing Digital

Aumentar o número de clientes e as vendas de produtos e serviços é a preocupação recorrente de grande parte das empresas no mercado, independentemente do segmento em que atuam.

Muitos são os caminhos que podem ajudar no alcance desse objetivo, no entanto, é inegável que a Internet é o meio de comunicação mais certeiro para as empresas que não dispõem de grandes investimentos em propaganda e desejam obter resultados de forma mais rápida.

Ocorre que para quem não tem conhecimento e experiência em marketing digital, divulgar a empresa na internet pode ser algo um tanto complicado.

Avaliar estratégias, definir as melhores ações e acompanhar os resultados são atividades que requerem expertise para tomar as decisões certas e sem falhas no processo de implementação dos planos traçados.

Sem estes conhecimentos, muitas empresas tentam implementar ações de marketing digital sem nenhum plano estratégico, como por exemplo: investir em links patrocinados sem estruturar as campanhas de forma adequada, o que pode gerar custos desnecessários com resultados reduzidos; criar um site que não corresponde ao perfil do seu público ou do seu negócio; criar perfis em redes sociais sem um acompanhamento focado; entre outras ações mal estruturadas.

Nesse momento entra em cena a necessidade de buscar apoio externo, com a contratação de uma consultoria ou agência de marketing digital.

Enquanto a agência traça o plano de mídia focado apenas em ações operacionais de propaganda, a consultoria de marketing digital trabalha de forma mais ampla, contemplando a definição em estratégias alinhadas ao entendimento do seu negócio, objetivos e metas de vendas.

O papel da consultoria é ajudar a empresa a gerar melhores resultados e implica avaliar a presença digital da empresa, os seus concorrentes, o perfil dos seus clientes e o seu público-alvo, para traçar um diagnóstico da situação atual em que a empresa se encontra e, assim, propor as melhores estratégias a serem implementadas, de acordo com as metas definidas. Implantando não só meios de propaganda, mas implementação de uma cultura de marketing digital capaz de proporcionar à empresa a construção de um posicionamento de autoridade no mercado em que atua gerando resultados mais duradouros.

Em outras palavras, podemos dizer que na maioria das vezes a consultoria traça as estratégias e a agência as operacionaliza.

Algumas consultorias de marketing digital, como a Modernizza, vão além de simplesmente indicar os caminhos estratégicos a serem seguidos, pois atuam também na realização operacional das ações. No caso dessas consultorias os custos de contratação podem ser reduzidos, uma vez que evitam a sub-contratação de agências terceiras para ações pontuais, tais como: criar um site, campanhas nas redes sociais, entre outras.

Seja qual for a modalidade de consultoria de marketing digital, o fato é que um apoio externo é um passo importante para não errar e desperdiçar investimentos.

Depois de tomar a decisão de contratar uma empresa para ajudar a estruturar as estratégias de marketing digital da sua empresa, o segundo passo é saber como escolher a agência ou consultoria certa para o perfil do seu negócio.

Para isso avalie primeiro quais os seus objetivos. Por exemplo, se a sua empresa deseja apenas promover um produto por um certo período de tempo ou deseja lançar um novo produto no mercado, o ideal é procurar por uma agência de publicidade para realizar uma campanha.

Por outro lado, se o seu interesse é criar mecanismos para vender sempre, independentemente de uma campanha isolada e deseja ampliar a visibilidade da sua empresa, tornando-a uma autoridade no mercado em que atua, o ideal é contratar uma consultoria.

A consultoria trabalhará em parceria com a sua empresa para construir uma estratégia que perpetue resultados de vendas não só no momento, mas transforme a imagem da sua empresa para gerar resultados por longo prazo.

Tendo claros os seus objetivos, ficará mais fácil saber se a melhor opção será a constratação de uma consultoria ou de uma agência.

Se a opção for a contratação de um consultoria, cabe também fazer mais uma análise quanto ao tipo de consultoria contratar.

Caso a sua empresa possua uma equipe interna de marketing que tenha condições de realizar as operações demandadas no seu projeto de comunicação digital, a contratação de apenas um consultor de marketing para traçar as estratégias já será o suficiente.

Por outro lado, se não há ninguém na sua empresa que possa realizar as ações, será necessário contratar uma consultoria e sub-contratar uma agência para operacionalizar as ações. Nesse caso, você terá que arcar com os custos das duas empresas, o que pode tornar o projeto oneroso.

No entanto, se você não tiver equipe própria e também não dispõe de grandes investimentos, o ideal é contratar uma consultoria de marketing digital que também ofereça os serviços relacionados à realização operacional. Dessa forma, parte dos custos com contração de agência terceirizada estará dentro do custo do projeto da própria consultoria.

Agora você já sabe quais as modalidades de contratação de serviços de marketing digital, antes de mais nada, o importante é avaliar a sua necessidade e traçar os seus objetivos de forma clara. A partir do momento que fizer isso, terá condições de saber qual o tipo de empresa de marketing estará mais alinhada ao seu negócio e metas de vendas.

Se precisar de mais informações, estamos à disposição para ajudá-lo. Deixe o seu comentário!

Por Priscila Falchi – Especialista em Marketing Digital e fundadora da Modernizza

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *