É muito comum em diversas empresas o enfrentamento de problemas relacionados ao posicionamento de mercado. Assim como, encontrar meios de firmar sua identidade junto ao seu público-alvo, no sentido de que a marca seja reconhecida de acordo com o propósito e imagem que deseja transmitir.

Segundo Philip Kotler, uma marca é essencialmente uma promessa da empresa de fornecer uma série específica de atributos, benefícios e serviços uniformes aos compradores, sendo que as melhores marcas são as que trazem consigo uma garantia de qualidade.
Kotler ainda afirma que uma marca é um símbolo ainda mais complexo e que pode trazer até seis níveis de significado: atributos, benefícios, valores, cultura, personalidade e usuário. Se a empresa trata a marca apenas como um nome, está totalmente equivocada. O desafio de estabelecer uma marca é desenvolver profundas associações positivas em relação a ela.

As teorias e boas práticas de marketing proporcionam diversos recursos e metodologias que ajudam as empresas a trabalharem a imagem de suas marcas.
No entanto, antes de começar a trabalhar no posicionamento de marca, é preciso se deter a algumas reflexões.
A primeira delas é avaliar o mercado no qual a empresa está inserida, o que envolve entender em profundidade as necessidades e o perfil do seu público-alvo e o que de fato ele valoriza.
A segunda é estudar em profundidade sua concorrência e avaliar seus concorrentes e entender quais os seus pontos fortes e fracos em comparação com os seus próprios atributos.
Para ter respostas e uma visão sobre estes aspectos é necessário que a empresa se dedique a uma pesquisa de mercado ampla e eficiente que aponte caminhos, tendências e oportunidades a serem explorados.

De acordo com o estudo do seu público-alvo, do ambiente mercadológico e da sua concorrência, o próximo passo é identificar um meio de se diferenciar e se destacar com benefícios, características e vantagens competitivas, que lhe permitam sobressair junto ao seu mercado de atuação. E encontrar uma forma de mostrar como a empresa entende e atende o seu cliente em potencial e o quanto pode ser melhor que seus concorrentes.

Uma vez com estas definições em mãos é preciso pensar em como comunicar a imagem que deseja transmitir. Dessa forma, definir a maneira como o cliente deve lembrar da marca, como deve ser percebida.  A partir daí encontrar uma linha de comunicação de acordo com o seu objetivo de imagem corporativa: logotipo, tagline, linha de padronização visual corporativa, abordagem de mercado, linha de discurso, etc.

Construir um posicionamento de marca no mercado não é tarefa fácil, no entanto um posicionamento pode ser construído se a empresa tiver em mente uma estratégia e estrutura bem definidas, se tiver uma definição clara de sua oferta de produtos e serviços e, por fim, uma linha de comunicação adequada, capaz de mostrar todo o seu potencial, diferenciais competitivos e sua proposta de valor, a ponto de ser percebida por seus clientes.

Por Priscila Falchi – Especialista em Marketing Digital e fundadora da Modernizza

DEIXE SEU COMENTÁRIO