marketing e vendas

Como se destacar da sua concorrência

Posted on Posted in Marketing
02:16
Modernizza Marketing Digital

Criar diferenciais competitivos que permitam a uma empresa destacar-se da sua concorrência é um dos grandes desafios do Marketing e uma das melhores formas para gerar bons resultados.

Por diferencial competitivo entende-se como os atributos que tornam o produto ou empresa únicos em relação aos seus concorrentes. Algo que oferece como atrativo aos seus clientes que o fazem identificar a marca com algo positivo.

Ainda que uma empresa ofereça o mesmo tipo de produto ou serviço que as outras empresas do mesmo segmento oferecem, o fato de agregar um valor maior ou atendimento diferenciado percebido pelo cliente, já se configura como um diferencial competitivo.

Isso desmistifica um conceito comum entre os empresários de confundir diferencial competitivo com diferencial de inovação.
Para se diferenciar dos concorrentes não é necessário oferecer algo inédito ou inovador, mas sim oferecer algo que o cliente perceba de um jeito diferente como benefício.

Mais do que ter algo diferente ou que ninguém mais tenha, o diferencial competitivo se trata em oferecer ao mercado uma oferta que apresente um produto ou serviço que atenda uma necessidade que nenhum concorrente conseguiu identificar e atender de forma plena.

Para conseguir um diferencial competitivo é preciso conhecer a fundo as necessidades de seu público-alvo e encontrar um meio de atendê-lo de forma melhor e mais eficiente que a sua concorrência.

Destacar-se da concorrência e encontrar um diferencial competitivo pode parecer uma tarefa difícil, no entanto, em alguns casos basta apenas identificar um ponto de destaque no seu produto que supra uma necessidade específica do seu público-alvo, e comunicá-lo de forma adequada.

Isso pode fazer com que o seu mercado de atuação saiba que você entende as suas necessidades, motivando-o a enxergar algo além no seu produto ou serviço, ainda que não seja um atributo exclusivo.

Digamos que uma loja de luxo atenda um público de classe alta, o foco seria investir no requinte do ambiente e no atendimento vip aos seus clientes.
Isso seria o mais indicado ao invés de focar-se em promoções, uma vez que, o seu público-alvo não procura melhor preço e sim exclusividade.

A maioria das empresas erra ao tentar criar diferenciais competitivos apenas na melhoria dos seus produtos, esquecendo de que a melhor forma é encontrar o um diferencial a partir do seu público-alvo, usar de empatia, entender o que lhes falta e oferecer-lhes o que realmente desejam.

Por Priscila Falchi – Especialista em Marketing Digital e fundadora da Modernizza

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *