A mídia programática é uma tendência que chegou ao Brasil para ficar. Segundo informações do Google, em 2015 a mídia programática cresceu 20% no investimento dos veículos brasileiros em programático direto.

Trata-se de uma forma de planejamento de mídia com a possibilidade programar inserções de anúncios para quando desejar e para o público certo. É uma forma de comprar e vender mídia em grande escala por meio de plataformas – ferramenta online.

As transações se dão por meio de combinações de operações baseadas em máquinas, dados e algoritmos.

A mídia programática utiliza o recurso RTB (Real Time Bidding), que é um leilão de espaço publicitário na internet, no qual os anunciantes configuram o quanto eles estão dispostos a pagar por um inventário e os donos de sites (Publishers) escolhem os valores que querem vender os  espaços publicitários disponíveis nos seus portais. Tudo é feito pelas Ad Exchanges, que funcionam como bolsa de valores de anúncios.

As plataformas de midia programática permitem que as empresas comprem ou vendam espaço nas mídias de maneira instantânea, com facilidade e otimização de recursos.

Na venda de mídia programática é possível que os publishers vendam o inventário de forma rápida e automática, sem a necessidade de interagir diretamente com os compradores, uma vez que tudo é feito via sistema.

A imagem da IAB, abaixo, ilustra como funciona o processo da mídia programática:

midia programatica

A oferta de inventário no ambiente programático se dá por meio de leilão aberto (com centenas de compradores competindo), leilão privado (restrito a alguns compradores), transações preferênciais (preço fixo), programático garantido (programático garantido, vendas diretas) ou tradicional tag-based (garantdo, acordos diretos).

A mídia programática está se popularizando rapidamente no Brasil e hoje diversos portais já oferecem espaço publicitário via programática, tais como: Globo, Terra, Abril, entre outros.

A mídia programática veio para ficar por que é um meio muito eficiente de vender e comprar mídia.
No passado todo o processo era realizado de maneira manual e com contato humano. Agora, tudo é feito automaticamente, de forma confiável, segmentada e mais barata.

Por Priscila Falchi – Especialista em Marketing Digital e fundadora da Modernizza

DEIXE SEU COMENTÁRIO