Atrair clientes é uma das maiores preocupações de grande parte das empresas no mercado.
Para as pequenas empresas, que contam com pouca verba de divulgação, esta tarefa pode ser bem difícil.

No entanto, a Internet está aí e o Marketing Digital pode ser uma estratégia poderosa para ajudar as micro e pequenas empresas a divulgarem o seu negócio e conquistarem novos clientes.

Para ajudar estas empresas, preparei sete dicas de Marketing infalíveis para ajudá-las a atingir o sucesso dos seus negócios.

Dicas de Marketing para pequenas empresas

1 – Elabore um planejamento de Marketing

Todas as empresas precisam de um planejamento de marketing, desde as micro empresas até as grandes corporações.
Mesmo que a empresa seja uma MEI, empresa de Micro Empreendedor Individual, é preciso entender o seu mercado, o seu público-alvo e os seus concorrentes, para traçar claramente as estratégias, objetivos e ações táticas de Marketing.
No processo de desenvolvimento da estratégia de marketing é preciso ter em mente três pontos a serem observados, sendo a definição clara do público-alvo, a definição do posicionamento da empresa no mercado e o desenvolvimento do marketing mix.
O marketing mix trata especificamente de quatro grandes pontos:

  • a elaboração do produto
  • a definição do preço
  • o ponto de venda, abrangência de cobertura e distribuição
  • a propaganda e publicidade que envolve toda a parte de comunicação.

Quanto à comunicação, a dica para as pequenas e micro empresas é apostar no Marketing Digital.

2 – Crie um bom website profissional

Para as pequenas empresas, um bom website pode ser o cartão de visitas para marcar sua presença no mercado.
Todos sabemos que grande parte das empresas são encontradas por seus clientes via sites de buscas.
Os clientes visualizam seus websites via Google, por exemplo, antes de entrarem em contato.

Por isso, crie um website profissional que tenha uma linha de comunicação de acordo com seu público-alvo e publique um conteúdo relevante sobre o seu ramo de atuação e informações sobre seus produtos e serviços.
No entanto, as empresas devem estar atentas quanto à importância da criação de site.

Na internet vemos diariamente propagandas de construtores de sites quase de graça ou empresas que constroem sites sem a ajuda de webdesigners profissionais. Isso resulta em sites pouco interessantes, sem diferenciais e que não trazem os resultados esperados.

O site é um reflexo da imagem da empresa, portanto, é necessário que se invista um pouco em uma agência de marketing digital que tenha condições de entender as necessidades e o perfil da empresa, para trabalhar na criação de um site profissional alinhado aos seus negócios.

3 – Invista tempo na geração de conteúdo

Uma das principais ações do marketing digital é a geração de conteúdo.
A geraçao de conteúdo é uma estratégia fundamental para empresas que desejam mostrar ao mercado expertise no seu ramo de atuação, mostrar autoridade sobre os assuntos que domina, para quem deseja ampliar sua presença no meio digital e melhorar o posicionamento do seus sites junto ao ranking dos sites de buscas.

A publicação de conteúdos relevantes ajudam a criar engajamento entre os clientes e a marca, geram fidelização do público e atrai mais leads.
O pode ser publicado no site da empresa que pode conter um blog, no qual são publicadas constantemente posts de assuntos relacionados ao seu core business e especialização. Este conteúdo pode também ser divulgado via e-mail marketing, newsletter ou mesmo nas redes sociais.

4 – Gere listas qualificadas para envio de e-mails

O e-mail ainda pode ser considerado uma boa ferramenta para gerar atração, engajamento e conversão de leads (clientes potenciais), desde que utilizado da maneira correta, ou seja, evitando o envio de SPAM.

Não envie e-mail marketing com propagandas para a sua lista. Isso pode causar um efeito negativo para a imagem da sua empresa.

Ao invés disso, crie um blog corporativo dentro do site da sua empresa, conforme falamos na dica 5, e publique conteúdos relevantes e que gerem interesse pelo seu público alvo.

Nesse blog disponibilize um formulário para que os leitores possam se cadastrar para receber os seus emails. Passe  enviar e-mail somente para os cadastrados na sua lista com asuntos que eles desejem ler.

Com isso, você poderá criar listas de e-mails segmentadas e poderá iniciar um relacionamento com estes contatos, pressuponto que eles tenham real interesse pelos assuntos que você publica.

Deixe para oferecer o seu produto ou serviço somento  para os contatos que você identificou que tenham interesse em consumí-lo naquele momento.

5 – Marque presença nas Redes Sociais

Seja qual for o segmento de atuação, os clientes e as empresas estão presentes das redes sociais.
Dessa forma, mesmo que seja uma pequena empresa, é necessário considerar a criação de perfis e páginas nas principais redes sociais e periodicamente publicar conteúdos que permitam uma aproximação junto ao seu público-alvo.

As redes sociais permitem também que haja uma interação constante entre clientes potenciais e a empresa, sendo um canal e linha de comunicação dinâmico e com possibilidade de um feedback imediato às mensagens recebidas.

Avalie a criação de uma fanpage no Facebook, faça postagens dos seus conteúdos com  link para o texto completo do seu blog.

Reserve uma parte do faturamento da sua empresa para investimento em marketing e avalie a criação de campanhas de anúncios no Facebook Ads.

6 Crie métricas e análises de resultados

O marketing digital dispõe de diversas maneiras de mensurar de forma precisa o retorno dos investimentos.
Os resultados podem ser percebidos rapidamente durante o andamento das ações.

Isso pode ser feito por meio de ferramentas de mercado para análise de métricas ou por uma simples planilha que contenha todas as informações captadas e organizadas para que seja possível comparar o objetivo da nova estratégia com os resultados alcançados.

Com isso, é possível comparar os números do período anterior para calcular o impacto do esforço feito na divulgação da marca.

 

7 Avalie a contratação uma Agência de Marketing Digital

Uma pequena empresa, em geral, conta com poucos recursos humanos e não dispõe de tempo e nem conhecimento sobre todas as ferramentas necessárias para uma boa estratégia e marketing digital.

Por isso, é importante considerar a contratação de uma agência especializada em marketing digital que passe a atuar como parceira no planejamento e realização de ações que permitam às empresas aumentarem a sua credibilidade, fortalecer sua marca e conquistar novos clientes.

Com a contratação de uma agência de marketing digital, a empresa delega todas as ações de comunicação para um especialista, permitindo que a empresa concentre esforços exclusivamente na sua operação do seu negócio.

Estas são apenas algumas dicas e esperamos que possam ajudar a sua pequena empresa a dar os primeiros passos rumo à consolidação da sua marca na internet.

Se tiver dúvidas ou precisar de mais informações deixe o seu comentário.

 

Por Priscila Falchi Fundadora da Modernizza e especialista em Marketing Digital

DEIXE SEU COMENTÁRIO