automacao-de-marketing-o-que-e

Automação de Marketing: O que é e como pode alavancar as vendas da sua empresa

Posted on Posted in E-mailmarketing
15:14
Modernizza Marketing Digital

No mundo do marketing digital, existem diversas ferramentas para aumentar a influência de sua marca e atrair um maior público de consumidores para seu empreendimento.

Para estar por dentro das novidades e usufruir de todos os benefícios possíveis, é preciso conhecer os conceitos e saber colocá-los em prática no dia a dia de trabalho com a sua empresa.

Por isso, elaboramos um guia informativo útil e prático para que você conheça uma das ferramentas mais promissoras do marketing digital: a automação de marketing. Com essa estratégia, você verá resultados significativos para o seu negócio.

Explicando o conceito de automação de marketing digital

A automação de marketing é um conceito muito simples de ser compreendido. Com a internet o número de dados que devem ser analisados e as tarefas repetitivas que devem ser executados aumentaram exponencialmente, e é aí que o Marketing Digital entra.

Ele consiste na automatização das tarefas repetitivas, como o disparo de e-mail marketing, na compilação dos contatos entre os clientes e a empresa e a geração de relatórios das ações de marketing em todos os meios que a empresa utiliza.

Uma vez que o público da internet se estende por todo o globo, é importante que se adotem estratégias para atingir clientes em grande escala, mas de maneira individual.

E é nesse momento que a automação de marketing atua: a equipe de marketing e vendas precisa de informações precisas e em grande quantidade para dar conta da demanda de clientes exigentes. 

 A geração de lead – Quais são as ferramentas de automação de marketing disponíveis

Uma das maiores vantagens de quem adota a automação de marketing em relação aos que desconhecem essa ferramenta é a maior geração de leads para a empresa.

Se ela já possui uma jornada de clientes mapeada e clara, fica mais fácil criar processos que ajudem você a atrair mais clientes.

Abaixo, separamos as ferramentas mais eficazes da automação de marketing digital e como usufruir delas da melhor maneira:

  • E-mail marketing: com essa ferramenta devidamente configurada, você poderá divulgar massivamente seus materiais, promoções, ebook, sorteios etc.
  • Calls to action: chamadas à ação (em tradução literal) ajudam sua empresa a atrair a atenção de internautas, indicando os passos a serem seguidos. Essa ferramenta é essencial para conduzir um cliente a realizar diversas ações, como assinar um newsletter, entrar em contato com sua equipe, realizar chamadas etc.
  • Landing pages e thank you pages: as landing pages ajudam a converter visitantes em leads com ofertas, como e-books, planilhas, cursos, descontos etc.
  • Mídias sociais: investimento de tempo nas mídias sociais é a chave para um bom posicionamento da sua empresa na web. O monitoramento de curtidas, comentários, fotos e feedbacks de consumidores constrói uma imagem positiva e séria da sua marca, aproximando você de seus clientes. Além disso, a possibilidade de criar campanhas automatizadas para divulgação dos seus produtos e serviços com links para as suas landing pages.
  • Acompanhamento de métricas: a avaliação dos resultados é de extrema importância para compreender que indicadores são realmente importantes para sua empresa.
  • Ferramentas: Existem várias ferramentas de automação de marketing que possibilitam automatizar tarefas, tais como, envio de e-mailmarketing, ações de inbound marketing, criação de campanhas de marketing digital, geração de leads, monitoramento e controle dos leads gerados, entre outras. Algumas das ferramentas mais conhecidas são: Infusionsoft, Active Campaing, RD Station, E-goi, Hubspot, entre outras.

Benefícios da automação de marketing – Colhendo os frutos plantados na web

Existem diversos benefícios para aqueles que escolhem a automação de marketing como estratégia de seu empreendimento. Alguns dos mais impressionantes são agilidades no processo de vendas de produtos e/ou serviços, diminuição de mão de obra humana na captação de dados, ganho de escala, melhor posicionamento perante concorrentes de peso e aumento de income.

Obviamente uma ferramenta não faz tudo sozinha e não gera resultados satisfatórios sem que haja uma boa estratégia e meios de configuração específica para o seu negócio. Dessa forma, você pode contratar a ferramenta e fazer cursos para criar por conta própria campanhas de sucesso ou, caso não tenha tempo e nem equipe para isso, contratar uma agência de marketing digital que fará o serviço para a sua empresa.

Por Priscila Falchi – Consultora de Marketing Digital e Fundadora da Modernizza Marketing

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *