marketing escritorio contabilidade

Escritório de contabilidade: Como atrair clientes com Marketing Digital

Posted on Posted in Marketing para contabilidade
22:34
Modernizza Marketing Digital

Neste post vou apresentar dicas práticas sobre como um escritório contábil pode ampliar seu número de clientes com ações simples de Marketing Digital.

A área contábil é uma das mais importantes para a gestão empresarial, o que torna a contratação de um escritórios de contabilidade algo imprescindível para a maioria das empresas que não contam com equipe própria para a gestão contábil do seu negócio.

Se pensarmos que a maioria das pequenas e médias empresas não possui contabilistas na sua equipe, e nas milhares de empresas que temos em todo o Brasil, podemos ter uma noção da magnitude de clientes potenciais.

No entanto, embora a quantidade de clientes potenciais dos escritórios de contabilidade seja tão ampla, há também uma enorme concorrência, pois, segundo os dados recentes do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), por exemplo, existem 60.351 organizações contábeis no Brasil.

Mas como um escritório contábil pode se destacar dos demais e ampliar o número de clientes com Marketing Digital?

O Marketing Digital tem ajudado milhares de empresas de todos os ramos de atividade a aumentarem seu número de clientes e atingirem grande sucesso, e pode também ajudar o sua empresa de contabilidade.

De uma forma geral, o Marketing Digital consiste em uma série de técnicas, estratégicas e ações de marketing direcionadas para a Internet e podem ser aplicadas nos escritórios de contabilidade para construir autoridade, visibilidade e aumentar o número de clientes, entre outros benefícios.

ebook contábil

Nesse post apresentamos algumas dessas ações que já irão ajudar muito no sucesso do seu escritório contábil. Anote!

1 – Crie seu posicionamento de autoridade

Ocupe uma posição de referência na sua área, busque um espaço em que as pessoas criem admiração e queiram contratá-lo. Mostre ao mercado que o seu escritório de contabilidade é especialista no seu segmento, que possui conhecimento e ampla experiência e crie uma imagem de autoridade na sua área de atuação.

Um ótimo exemplo de construção de autoridade por meio da internet aconteceu por volta do ano de 2007, época em que o SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) estava sendo implantado no Brasil e a maioria das empresas naquela ocasião tinha muitas dúvidas sobre o assunto. Alguns profissionais, tais como, Roberto Dias Duarte e Jorge Campos se tornaram referências na área contábil e conseguiram grande notoriedade por meio dos seus fóruns e blogs, se tornando grandes autoridades no assunto.

A internet é o melhor canal para construir autoridade, uma vez que, para contratar de serviços empresariais, a maioria das pessoas buscam referencias na WEB, seja em sites de buscas ou em redes sociais.

Estar presente nesses canais é de extrema importância para a construção da sua autoridade.

Uma das melhores formas de obter essa autoridade é por meio do compartilhamento de conteúdos que ajudem as pessoas a entenderem sobre os seus serviços e passem a notar o seu conhecimento.

Para isso, crie um blog empresarial dentro do seu site e poste textos com assuntos relevantes para o seu público-alvo.

Eleja alguns temas de interesse do seu público, os quais  você tenha domínio de conhecimento, crie textos e passe a compartilhá-los.

Como exemplo de temas, você escrever sobre legislação, dicas sobre como atender as obrigações fiscais, orientações sobre tributação, dicas de como contratar um escritório contábil, entre tantos outros. O importante é identificar o que seu público tem interesse e escreva sobre isso.

A partir do momento que você é encontrado na internet e passa a ser visto como autoridade, passa também a receber contatos de empresas interessadas não só em aprender o que você ensina, mas também em contratar os seus serviços.

2 – Esteja presente nas redes sociais

Uma vez escritos e publicados os posts no blog, você deve compartilhá-los nas redes sociais.

Para isso outra dica importante e ter perfis da sua empresa nas principais redes sociais, principalmente no Facebook, que é uma das mais populares.

Você pode até questionar quanto a eficácia de ter uma Fanpage do Facebook para o seu segmento. Mas podemos garantir que mesmo para um escritório contábil, ter uma fanpage no Facebook pode ser algo muito produtivo para a construção de autoridade e visibilidade de marca.

Pense que o Facebook é um dos sites mais acessados no mundo e no Brasil fica atrás apenas do Google e do Youtube, de acordo com a Revista Exame em sua publicação de junho.

Dentre os usuários do Facebook há pessoas que atuam em diversos segmentos e, com certeza, também há milhares interessados em contabilidade.

Crie conteúdos de qualidade, poste no seu blog e divulgue nas redes sociais.

Se seu escritório ainda não tem um site com Blog, você pode criar um website novo utilizando uma plataforma que permita a instalação de blog, como por exemplo o WordPress ou o Joomla.

3 – Seja encontrado no Google

Estar presente nas primeiras posições das pesquisas do Google é a outra dica importante para atrair novos clientes.

Alguns profissionais de marketing afirmam que 80% dos internautas que fazem buscas no Google vão só até o terceiro colocado nos resultados da pesquisa, e os usuários vão diminuindo a busca na medida em que a página vai descendo, até praticamente zerar na última colocação da primeira página. Só vão para a segunda página as pessoas que fazem buscas muito específicas ou que fazem alguma pesquisa mais ampla sobre determinado assunto.

Por isso, não basta ter um site, mas tomar certos cuidados para que ele tenha relevância ao ponto do Google colocá-lo no topo das buscas.

Há alguns anos, bastava ter um site e acrescentar algumas técnicas de SEO (Search Engine Optimization ou Otimização de sites) para que um site conseguisse ficar bem rankeado.

Hoje em dia a situação é bem diferente. O site precisa atender a uma infinidade de fatores para obter um bom resultado nas buscas. Entre eles:

  • Ter as palavras-chaves pesquisadas pelos internautas nos textos do site
  • Ter conteúdos relevantes
  • Manter o site sempre atualizado e com novos conteúdos
  • Ter um bom plano de hospedagem que garanta baixo tempo de carregamento e boa performance
  • Ter um site responsivo, ou seja, que se ajuste ao tamanho da tela do usuário, tais como: smartphones, tablets, desktops, etc.
  • Entre outros fatores que influenciam no ranking

Mas se o seu site ainda não tem condições de alcançar um bom resultado nas buscas gratuitas (orgânicas) não tem problema, você pode investir em anúncios pagos no Google, os chamados Adwords.

3 – Invista em relacionamento

Procure criar um vínculo com as pessoas e responda prontamente aos contatos recebidos do site ou das redes sociais.

Invista em networking, participe de eventos online, esteja presente no Linkedin e em outros meios que permitam ampliar o seu número de contatos.

Trabalhe na satisfação dos seus clientes, seja por pesquisas de satisfação ou entrevistas individuais. Entenda as necessidades e anseios dos seus clientes e preste um serviço cada vez melhor.

Torne os seus clientes referências do seu tratalho, para que eles possam lhe indicar novos clientes.

Se o seu escritório de contabilidade se tornar uma autoridade, se a sua empresa for encontrada no nas redes sociais, Google e  se obtiver um ótimo relacionamento com seus clientes e com o mercado, temos certeza que os clientes virão cada vez mais.

Você pode implementar essas ações de marketing digital sugeridas para o seu escritório com sua equipe própria ou, se preferir, entre em contato conosco, para que possamos ajudá-lo.

Por Priscila Falchi – Especialista em Marketing Digital e fundadora da Modernizza

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *