O marketing digital é a bola da vez. A internet revolucionou a forma como nos comunicamos e fazemos negócios.

O uso da tecnologia permite que possamos estar mais em contato com as pessoas, e isso para as empresas, significa proximidade com clientes,tanto para pequenas empresas e profissionais liberais, quanto para grandes corporações. Você e seu concorrente também.

Isso porque com a internet, de maneira geral, o consumidor saiu de uma atitude passiva. Antes, ele era alcançado apenas por propagandas no rádio, TV, jornais e revistas e hoje, além dessas opções, pode buscar informações sobre produtos e serviços de que precisa.

Em outras palavras, não sente mais necessidade de esperar que uma propaganda ou um panfleto traga uma solução.

Existem ferramentas que podem ser usadas na sua empresa e empregadas por agências de marketing digital para conquistar e manter seus clientes pela internet, por meio da sua presença online.

O SEM (Search Engine Marketing) é composto de estratégias para melhorar a empresa em sites de busca, sendo feito com links pagos, por e-mail marketing, redes sociais ou por meio do SEO.

O SEO ( Search Engine Optimization ) é uma estratégia de Marketing Digital voltada para geração de tráfego orgânico para os sites, ou seja, visitantes que acessam o seu site via buscadores como o Google.

Suas principais técnicas incluem a geração de conteúdo, o uso de palavras chave para o seu negócio, link building e o uso de estruturas textuais que chamem a atenção dos leitores e sejam relevantes, para assim conseguir um melhor posicionamento nos mecanismos de pesquisa e, consequentemente, aumentar os acessos.

Estratégias do marketing digital

Outro aspecto interessante do marketing digital é que, de certa forma, ele é democrático, já que permite que pequenas empresas também consigam fazer campanhas e atrair clientes. Uma das vantagens desse tipo de ação é o baixo custo, quando comparado a campanhas tradicionais.

Veja alguns pontos estratégicos que devem ser avaliados em uma estratégia em marketing digital:

1- Relacionamento interativo com o cliente

Consumidores buscam nas redes sociais ou site da empresa esclarecimento de dúvidas. Esse primeiro contato é o momento de conquistá-lo. Uma consultoria de marketing digital definirá a melhor forma de relacionamento com esse cliente.

2 – Uso de ferramentas certas

Tanto SEO, produção de e-book, vídeos, bem como a presença maciça nas redes sociais garantirão que a empresa esteja sempre em destaque nos sites de buscas, constituindo-se numa boa estratégia. Isso é importante porque é lá que o seu cliente começa a pesquisar quem irá ajudá-lo.

3 – Custo 

A consultoria de marketing digital tem um custo mais baixo, por isso, ela se torna uma excelente opção para pequenas e médias empresas que não costumam ter uma verba alta para divulgação.

4 – Flexibilidade

A estratégia de marketing digital pode variar de acordo com a necessidade da empresa. Talvez seja o momento de fazer um anúncio no Google, por exemplo, mas se a verba estiver pequena, por que não apostar na interatividade das redes sociais?

5 – Foco

Uma estratégia de marketing digital deve atingir diretamente o público pretendido. Você consegue promover ações bem específicas que têm mais chance de concretizarem uma venda ou uma prestação de serviço.

Marketing digital – pequenas e médias empresas

Pequenas e médias empresas obterão sucesso ao usar as estratégias aqui expostas inclusive pelo custo mais acessível que o marketing tradicional. Uma boa opção é contar com uma agência especializada no assunto, o que contribuirá para tenha a certeza de bons resultados na conquista de clientes.

O marketing digital é para todos. Seu negócio – seja ele grande ou pequeno – consegue fazer uso de estratégias definidas que ajudarão em seu crescimento.

Por Priscila Falchi – Consultora de Marketing Digital e fundadora da Modernizza Marketing

DEIXE SEU COMENTÁRIO