backlinks

A importância dos backlinks para o posicionamento nas buscas do Google

Posted on Posted in Marketing Digital, SEO
16:41
Modernizza Marketing Digital

Saiba nesse post o que são os backlinks, qual a sua importância para o bom posicionamento de um site nas buscas do Google e como obtê-los. Boa leitura!

As técnicas aplicadas para melhorar o posicionamento de um site junto aos resultados das buscas do Google conhecidas como SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca, em tradução livre) se dividem basicamente em duas partes: aspectos internos e aspectos externos.

A primeira parte está relacionada às melhorias que podem ser implementadas internamente no site, tais como: conteúdos de qualidade, códigos limpos, layouts responsivos, recursos técnicos, entre outros aspectos internos que já tratamos anteriormente no post Como aparecer nas pesquisas do Google.

E a segunda parte das técnicas de SEO envolve os fatores externos do seu site, tais como: sinais sociais e backlinks.

Neste post trataremos dos backlinks que nada mais são do que links externos que apontam para o seu site. E são um dos mais importantes meios de se obter um bom posicionamento junto aos resultados das buscas do Google.

O primeiro ponto a se observar em relação aos backlinks é que não basta ser um link vindo de um site qualquer, uma vez que, o Google avalia não só a quantidade como também a sua qualidade, sendo que esta se refere à reputação e autoridade do site que aponta para o seu.

Os backlinks para serem relevantes e considerados como de alta qualidade precisam partir de sites importantes junto ao seu nicho de atuação.

Esses apontamentos vindos de sites importantes são uma das melhores formas para se aprimorar o rankeamento, melhorar o tráfego e fazer com que o Google entenda que o seu site possui igual importância, aumentando as chances de gerar um bom posicionamento nos resultados das pesquisas por palavras-chaves.

Durante muito tempo várias empresas utilizaram backlinks pagos ou gerados por spam, o que em outras palavras diz respeito a aplicar recursos artificiais para gerar backlinks forjados.

No entanto, no ano de 2012 o Google lançou uma atualização chamada Penguin, cujo o objetivo foi eliminar dos resultados das buscas os sites que utilizavam tais recursos.

Até hoje existem empresas que vendem backlinks e são ainda muito utilizadas por consultorias de SEO que prometem colocar os sites de seus clientes rapidamente nas primeiras posições das buscas orgânicas do Google. Porém, utilizar esse tipo de artifício pode ser muito perigoso, pois a qualquer momento o Google pode lançar uma nova atualização e identificar que se tratam de backlinks forjados e consequentemente punir os sites que fazer uso deles.

Alguns exemplos de técnicas para forjar backlinks e que NÃO recomendamos são: a compra de backlinks em sites de links em massa tal como o Fiverr, a inclusão do link do seu site em diretórios de artigos pouco relevantes, a utilização de blogroll (listas de links em um blog, geralmente na barra lateral), entre outros.

A construção de backlinks deve, portanto, ocorrer de forma natural, espontânea e lícita, buscando apontamentos de qualidade e que gerem resultados reais para o seu site por longo prazo.

A primeira recomendação, e a mais óbvia, é criar conteúdos relevantes e inéditos para o seu público que possam ser compartilhados. Gerar conteúdos chamativos no seu blog corporativo pode ser uma ótima maneira de obter backlinks espontâneos.

Outra dica é enviar guest posts, artigos e postagens como convidado em outros blogs que contenham o link do seu site.

Você pode também fazer comentários em outros blogs relevantes para o seu segmento, que podem gerar backlinks pouco importantes, mas que não deixam de ter o seu benefício.

Recomenda-se trocar links com outras empresas, parceiros ou blogs referentes ao seu nicho.

Tente posicionar a sua empresa como autoridade no seu ramo de atuação e se esforce para atrair a atenção da mídia e redes sociais.

Crie materiais ricos, tais como: artigos, documentos técnicos, ebooks ou manuais e distribua-os na web, lembrando de incluir sempre o link do seu site.

Aproveite ao máximo os recursos do blog da sua empresa postando conteúdos sobre assuntos relevantes ao seu público-alvo e buscando sempre os distribuir nas redes sociais e em outros sites.

Essas são apenas algumas dicas para iniciar um processo de obtenção de backlinks, mas existem ainda várias outras maneiras éticas para alcançar esse objetivo.

O importante é estar atento para buscar backlinks espontâneos e verdadeiros. Dessa forma, fuja de estratégias pouco confiáveis ou que prometam gerar backlinks de maneira fácil e muito rápida.

Os backlinks são importantes não só para gerar um bom posicionamento no Google. Eles também contribuem para trazer um maior tráfego de outros sites para o seu website ou blog.

Portanto, estabeleça mecanismos e recursos na sua empresa para trabalhar na construção dos seus backlinks e melhore o posicionamento do seu site.

Por Priscila Falchi – Especialista em Marketing Digital e fundadora da Modernizza

Posts Relacionados

One thought on “A importância dos backlinks para o posicionamento nas buscas do Google

  1. Sei da importância fundamental dos backlinks para posicionamento nas primeiras posições do Google. O que não consigo é obtê-los. Só backlinks pobres se consegue. Daqueles que ao inves de ajudar, prejudicam. Aliás, eu sei de todas as técnicas de SEO que são amplamente divulgadas. Mas funcionar, que é bom, está difícil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *