b2b mkt vendas

Como fazer marketing digital B2B: Estratégias que você precisa começar a usar!

Posted on Posted in Marketing Digital B2B
14:24
Modernizza Marketing Digital

O marketing digital B2B é um excelente aliado de pequenas e grandes empresas que desejam se destacar no mercado e alcançar cada vez mais clientes.

No entanto, para conseguir bons resultados dessa forma, é preciso conhecer bem as estratégias de marketing digital. E saber como usá-las da melhor forma possível.

Se é isso que você está procurando, saiba que este artigo foi escrito para você.

Abaixo, você vai descobrir quais são essas estratégias e vai ver diversas dicas de como usá-las.

Quais são as melhores estratégias de marketing digital B2B

Como você já sabe, o processo de compra no mercado B2B é longo e pautado em escolhas racionais prioritariamente. Que, na maioria das vezes, é feito por meio de comparação de possíveis fornecedores, que são avaliados levando em conta diversos fatores.

Por isso, nesse mercado, o importante é usar estratégias que visem levar o máximo possível de informação aos clientes em potencial.

Além disso, também é importante levar em consideração que o processo de compra nesse mercado, pode levar um bom tempo.

Por isso, também é importante investir em estratégias que funcionem ao longo prazo. Por meio das quais seja possível abrir um canal de comunicação e um relacionamento com o cliente em potencial.

Pensando em tudo isso, abaixo, separamos algumas das estratégias que costumam trazer ótimos resultados para quem trabalha no mercado B2B. Confira abaixo quais são elas:

1 – Marketing de conteúdo

Hoje, o marketing de conteúdo é uma das melhores estratégias de marketing digital. Além de ser barato e acessível a qualquer empresa, ele também oferece resultados em curto e longo prazo.

O que é essencial para que seu negócio se mantenha no mercado, mesmo com a crise econômica. O marketing de conteúdo consiste na publicação conteúdo regular e gratuito de interesse dos clientes em potencial. Esses conteúdos podem ser disponibilizados, por exemplo, como artigos num blog ou site, vídeos no youtube, ebook, palestras online, entre outros.

Alguns cuidados na hora de criar esse conteúdo são:

  • Oferecer informações e dicas realmente valiosas para o seu público.
  • Criar conteúdo escrito ou gravado pensando na sua persona, ou seja, no perfil exato do seu cliente ideal.
  • Conhecer e fazer uso da jornada de compras e do funil de vendas para o mercado B2B.
  • Usar linguagem adequada à sua persona.

Se quiser saber mais sobre esse assunto, confira também este artigo: Marketing de conteúdo para pequenas e médias empresas.

2 – Marketing em mídias sociais

A segunda estratégia de que vamos falar aqui é o marketing em mídias sociais. Na prática, pode englobar não apenas as redes sociais, mas também fóruns e outros canais de comunicação online.

No entanto, a forma mais comum é a utilização das redes sociais mais conhecidas e utilizadas pelo seu público. Como o Facebook, Instagram, Linkedin, Youtube, Pinterest etc.

A ideia é, em primeiro lugar, ser visto pelos clientes em potencial, mas esta estratégia vai muito além disso!

As redes sociais permitem uma comunicação muito mais direta com o seu público. Promovendo a interação, de forma muito mais efetiva, entre a empresa e o cliente.

O objetivo dessa estratégia também é o de promover informações, dicas e soluções importantes para o seu cliente em potencial. Te ajudando a se posicionar como autoridade e se tornar referência no mercado.

Para saber um pouco mais sobre essa estratégia, confira também este artigo: Redes sociais e as empresas de serviços B2B.

3 – E-mail marketing

O e-mail marketing também é um dos grandes aliados quando o assunto é o marketing digital B2B.

Essa estratégia permite que o contato com o seu público-alvo seja ainda mais direto. Uma vez que, diferente das outras estratégias, aqui, ele acontece de um para um. Por isso, ele também ajuda muito na hora de construir um relacionamento com os possíveis clientes.

Através dele, é possível enviar informativos, comunicados e ofertas. Além de conteúdo que tenha como objetivo apenas ajudar o consumidor, através de dicas e informações importantes no seu nicho.

4 – Anúncios do Google 

Os Anúncios do Google, chamados Google Ads (antigo links patrocinados Adwords), também podem ajudar muito na captação de novos leads. Quando usados da forma correta, eles podem oferecer resultados excelentes em pouquíssimo tempo.

Alternativas como o Linkedin ou o Google Ads ajudam a encontrar o público certo para o seu negócio com mais facilidade.

Além disso, um dos grandes benefícios dessa opção é que eles oferecem grande possibilidade de segmentação. O que permite que você foque naqueles contatos que, realmente, geram resultados para a sua empresa.

5 – Participação de eventos estratégicos

A participação de eventos também é uma excelente alternativa para o mercado B2B. Você pode promover na internet eventos presenciais,  ou até mesmo promover eventos em videoconferência (webinars) gravadas ou  ao vivo .

Escolher eventos estratégicos, que contam com grande número de potencias clientes, tem se mostrado uma ótima forma de criar relacionamento.

Por isso, participar ou até mesmo criar eventos para ao seu nicho, como congressos, palestras, debates, ou cafés empresariais, é uma ótima tática para fechar novas parcerias.

O marketing digital B2B pode te levar muito mais longe!

Como você viu acima, um dos grandes benefícios do marketing digital B2B é que ele é acessível a qualquer empresa.

Independente do nicho ou do tamanho da sua empresa é viável utilizar as estratégias acima, para encontrar novos clientes em potencial, criar relacionamentos duradouros e fechar excelentes parcerias para o seu negócio.

Portanto, comece a aplicar essas estratégias o mais rápido possível e descubra tudo o que o marketing digital pode fazer por você.

E se precisar de uma ajuda extra na hora de obter os melhores resultados com o marketing digital, entre em contato . Teremos muito prazer em te ajudar nessa empreitada!

Por Priscila Falchi – Consultora de Marketing Digital e fundadora da Modernizza Marketing

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *