Tornar um conteúdo viral pode ser mais simples do que parece. Tudo depende de seguir um ciclo bem simples: mostrar o seu conteúdo ao seu público, gerar engajamento por parte deles, despertar o interesse a ponto de ser compartilhado, o conteúdo aparecer para seus contatos, seus contatos verem o seu conteúdo, compartilharem e gerar mais pessoas com acesso ao material.
O sucesso de um conteúdo viral depende do número de pessoas que o compartilham o conteúdo em um menor espaço de tempo.
Mas o que leva um conteúdo a se tornar viral?
O material tem que criar emoção, mexer com os sentimentos das pessoas, como por exemplo: mostrar animais bonitinhos, bebês, despertar nostalgia, gerar comoção, mostrar injustiças sociais, tratar de assuntos do momento ou simplesmente ser engraçado.
O conteúdo deve também seguir o perfil do público que deseja atingir para gerar empatia.
As pessoas compartilham aquilo com o que se identificam. Também deve-se produzir um conteúdo que tenha chances de atingir um maior número de pessoas, considerando que alguém que compartilha o seu material pode ter relação com diversos outros grupos de pessoas com perfis diferentes, que podem vir a também a compartilhá-lo.
Alguns pontos são muito importantes para chamar a atenção e contribuem para que um conteúdo se torne viral com mais facilidade, que são por exemplo: o título e as imagens.
Por fim, para tornar seu material viral pense em produzir um conteúdo que você próprio compartilharia, seja autêntico e pense em algo que as pessoas não teriam vergonha de compartilhar.
E, por fim, quando produzir um conteúdo inédito e aue seja verdadeiramente interessante, compartilhe-o nas principais redes sociais. Considere investir em anúncios no Facebook Ads para garantir que a sua publicação atinja o máximo de pessoas.
Por Priscila Falchi – Especialista em Marketing Digital e fundadora da Modernizza