Há poucos anos, quando surgiu a WEB2.0, as empresas dos segmentos relacionados ao B2C e bens de consumo logo enxergaram as redes sociais como uma oportunidade de estreitarem o relacionamento com os seus cientes potenciais.
As empresas de serviços corporativos, no entanto, demoraram a utilizar as redes sociais como um canal de comunicação com o seu público alvo.
Atualmente, notamos que essa realidade já mudou radicalmente. A exemplo das companhias B2C, que sempre utilizaram com sucesso as redes sociais como meio de comunicação e divulgação de seus produtos, diversas empresas de serviços B2B passaram também a introduzir ações de publicidade e propaganda nas redes sociais.
Podemos notar diversas empresas de serviços corporativos incorporarem ações nas redes sociais às sua estratégia de comunicação e marketing digital.
Com o crescimento do conceito de inbound marketing, que se norteia pelo compartilhamento de conteúdos relavantes para buscar engajamento de seu público alvo.
Muitas empresas, por exemplo, utilizam a estratégia de disponibilizar ebooks e outros materiais gratuitos mediante ao preenchimento de formulários de contato. Uma vez estabelecido o primeiro contato, a empresa pode iniciar um relacionamento virtual, e-mail marketing e outras ações de aproximação.
Nos dias de hoje vemos diversas empresas de serviços B2B, desde pequenas empresas até grandes corporações, atuando fortemente no Facebook e Linkedin.
Além de disponibilizar vídeos institucionais e sobre seus serviços no Youtube.
Em resumo, para o setor de serviços corporativos, as redes sociais têm basicamente o propósito de gerar um alto nível de proximidade com o seu público-alvo, viabilizando o entendimento de problemas e necessidades comuns dos seus clientes potenciais.
Enfim, as redes sociais podem ajudar as empresas de serviços B2B a mostrarem sua expertise e mostrarem o seu diferencial competitivo.
Priscila Falchi
[frontpage_news widget=”241″ name=”Últimos posts”]